Lula acaba de ser expulso da França e o pior acontece, mostra vídeo #boato

Boato – O Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou de ser expulso da França depois de criticar o ministro da Justiça Sérgio Moro. Ele passou vexame e o pior aconteceu.

Dentre todos os tipos de fake news que temos que, diariamente, desmentir aqui no Boatos.org, uma das que mais nos chama atenção é aquela que solta uma manchete bombástica e é seguida de um vídeo que enrola, enrola, enrola e não diz nada. No caso de hoje, um vídeo neste “estilo” começou a circular junto com uma notícia bombástica sobre o ex-presidente Lula.

O texto que acompanhava o vídeo dizia o seguinte: “LULA ACABA DE SER EXPULS0 DA FRANÇA – PASSA VEX4ME E O Pl0R ACONTECE!”. Já o vídeo, com mais de 10 minutos (não vamos exibir aqui para poupar vocês), começa com imagens de políticos ligados a Bolsonaro felizes e políticos ligados a Lula tristes.

A partir daí, a mulher que narra o vídeo aponta que é “inaceitável que Lula viaje pela Europa falando mal do governo brasileiro”. Depois, a pessoa da filmagem aponta que o “ex-presidente passou por um fiasco ao falar de Sérgio Moro na França”.

Em seguida, um vídeo de Lula falando mal de Moro durante entrega de um prêmio é exibido até o momento em que a plateia faz ruídos. Depois, a pessoa do vídeo repete o mesmo discurso de que é “inaceitável que Lula viaje pela Europa” para, em seguida começar a ler diversas matérias de sites de notícias que nada têm a ver com “Lula expulso”.

Lula acabou de ser expulso da França e o pior aconteceu?

O vídeo chamou muita atenção na internet. A prova disso que, mesmo com todo o blábláblá, teve mais de 300 mil visualizações no YouTube. Mas será mesmo que Lula foi expulso da França e o pior (seja lá o que for) aconteceu? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O próprio vídeo já se desmente por si só. Ele contradiz totalmente o que está na mensagem. Nem mostra Lula sendo expulso da França tampouco fala sobre o que “seria o pior”. Por sinal, o que seria o “mais próximo” de Lula ter sido expulso da França é uma tese já desmentida aqui no Boatos.org: a de que Lula foi hostilizado após ter falado mal de Sérgio Moro em Paris. Relembre o que escrevemos a respeito:

A solução dessa história não foi nada difícil. Bastou um pouco de paciência e atenção redobrada ao vídeo. As imagens foram gravadas no dia 02 de março de 2020, em Paris, na França. Na oportunidade, o ex-presidente Lula recebeu o título de cidadão honorário da capital francesa. O prêmio é destinado àqueles que se destacam por sua luta aos direitos humanos. Ou seja, na ocasião, Lula discursava aos seus pares.

De fato, no momento de seu discurso, Lula citou o juiz e ministro Sérgio Moro, como é possível ver na matéria do Jornal do Brasil. Durante sua fala, Lula chamou Moro e os procuradores da Lava Jato de “mentiroso”.

O ex-presidente foi ovacionado e falou de improviso, antes de ler o discurso oficial. Como é possível observar no vídeo completo disponibilizado pelo canal do Sputnik Brasil, a partir do 1:15:40, Lula não foi vaiado, mas sim apoiado. Ao longo de sua fala, podemos ver que o público aplaude e apoia o ex-presidente em diversos momentos, usando inclusive os mesmos gritos.

Mesmo com tudo isso, resolvemos procurar por qualquer informação de que Lula teria sido expulso da França após falar mal de Moro. Como já imaginávamos, nada encontramos em fontes confiáveis. Ao contrário, vimos que Lula, depois de ir para a França, ainda passou pela Suíça e, no momento, está na Alemanha.

Resumindo: a história que aponta Lula foi expulso da França porque falou mal de Moro é falsa. O vídeo que circula online não condiz com a sua descrição, se baseia em uma tese já desmentida aqui e notícias dão conta de que o ex-presidente ainda está na Europa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet