Lula tem 243 milhões de Euros em Banco do Vaticano #boato

Boato – Descobriram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma conta de 243 milhões de Euros em um Banco do Vaticano. Denúncia surgiu em vídeo na Argentina.

Há cerca de uma semana, o Boatos.org desmentiu uma informação falsa que dava conta que o presidente da Venezuela Nicolás Maduro tinha uma “conta secreta” em um banco do Vaticano. No briefing da pauta, lembro que falei para a Kyene Becker que o nome de Lula também era citado na história, mas que não era para “centralizar” o desmentido no presidente brasileiro. “Se o caso se transformar em uma denúncia contra Lula… a gente faz um texto específico”, escrevi.

Passados alguns dias, olha só: a história rendeu uma “denúncia específica contra Lula” (sim, já estamos entrando no “mercado futuro” dos boatos). E, como prometido, cá estamos para desmentir a “nova” versão da história.

De acordo com um texto que surgiu em redes sociais, “descobriram” uma conta do ex-presidente brasileiro no Banco do Vaticano. “PADRE REVELA FORTUNA DE LULA DEPOSITADA NO VATICANO. Lula possui 243 milhões de Euros depositados no Banco do Vaticano!!! Agora dá pra entender ou não????”, diz a mensagem, que, de certa forma, sugere que o papa Francisco quer defender Lula por motivos financeiros.

Junto à mensagem, há um vídeo em espanhol de um programa chamado “Ahora com Roxana” em que um homem vestido de padre falou que diversos presidentes da América do Sul têm contas no Vaticano. Confira trechos da transcrição (traduzido):

Obviamente, um recomendava o outro, o outro e o outro e se ajudavam entre eles? Assim teriam que lavar o dinheiro que vinham da obra pública, dos ingressos minerais e tantas outras coisas que roubavam e roubam em cada um dos países.

Não tem como justificar, nunca teriam como justificar esses milhões? Justifique agora as últimas declarações que falam sobre Evo Morales na Bolívia e que falam em dólares e como justificar como um salário de presidente da Bolívia? É o mesmo que acontece aqui com Cristina [Kirchner] na Argentina, o mesmo que acontece com [Michelle] Bachelet, com Lula. Lula, colocaram na prisão por um apartamento de 3 quartos.

Quanto tem no Lula Vaticano? E também queremos saber o esquema de Rafael Corrêa! Lula [procurando no documento]… Corrêa tem 193 milhões com a conta 01345761 e a empresa se chama Pasca Limitada. E de Lula [procurando no documento]… Bachelet tem 206 milhões, Lula… ah, sim… 249 milhões na conta 00132495311. 11 é classificação de conta nova.

Lula tem 243 milhões de Euros em Banco do Vaticano?

Caramba! Se a história fosse real, seria um grande escândalo envolvendo Lula e tantos outros nomes de “presidentes esquerdistas na América do Sul” (coincidência “só os de esquerda” roubarem, não?). Falamos “se fosse real” por um simples motivo. A história é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, há mais que relembrar do que explicar. Isso porque o tal documento “apresentado como prova” pelo suposto padre no vídeo (e pelas mensagens soltas no Facebook que, por sinal, têm as principais características de boatos online e até “erram” o valor apresentado no vídeo) já teve a sua falsidade comprovada. Relembre o que escrevemos sobre as “provas” no “caso Maduro”:

A pesquisa sobre essa história também indicou outra coisa: o caso é uma evolução de um boato iniciado em janeiro de 2019, na Colômbia. Na época, uma reportagem havia denunciado que o ex-presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, teria contas secretas no Vaticano. De quebra, o texto também indicou que ‘outros presidentes de esquerda’ (Maduro, Lula, Kirchner) também estariam envolvidos no esquema.

Foi aí que o Vaticano resolveu se pronunciar e desmentir toda a informação. Após um dia da publicação da matéria, a Santa Sede afirmou que, ao contrário do que sugere a reportagem, nenhum líder latino-americano possui contas secretas nos bancos do Vaticano. Como se isso não bastasse, após alguns dias, um site de fact-checking colombiano resolveu fazer uma análise sobre o caso. E bem, eles chegaram à conclusão de que a história era… falsa!

De acordo com a página Colômbia Check, o Instituto para Obras de Religião (IOR ou também conhecido como Banco do Vaticano) não é um banco normal. As transferências são destinadas a trabalhos religiosos ou à caridade. Além disso, desde 2013, de forma anual, o instituto publica relatórios financeiros de suas operações.

O site também chama atenção para o fato que as provas usadas na reportagem são inconsistentes. Na carta do presidente do IOR, por exemplo, é possível ver que a assinatura foi recortada de outro documento e colada na carta. Além disso, os documentos estão escritos em espanhol e não italiano (língua oficial do Vaticano).

Outra inconsistência é a taxa de juros apresentada na suposta carta do IOR. O presidente da Câmara do Comércio de Cali alertou que uma taxa de 9% em um banco europeu é impossível. Ele ainda indicou que, nesses lugares, as taxas anuais costumam ser perto de 0.

Por fim, se a fonte da informação na Colômbia foi considerada falsa, a ‘evolução do boato’ na Venezuela também não é real, uma vez que a história surgiu da reportagem que já foi desmentida em terras colombianas.

Vamos recapitular. A história que está sendo apresentada como recente na tal entrevista feita na Argentina surgiu na Colômbia e já tinha sido desmentida por lá e na Venezuela. Após a tal “entrevista bomba”, sites bolivianos também desmentiram a informação. Não bastasse tudo que havia sido dito, há outros documentos que foram apresentados contra Evo Morales e, na realidade, são falsos.

Ou seja: as “provas documentais” que teriam sido apresentadas contra o presidente Lula já foram classificadas como falsas em diversos países da América do Sul e pelo próprio Vaticano. É de se pressupor que se o documento é comprovadamente falso com Santos, Maduro e Morales continua sendo falso com Lula, Kirchner, Bachelet, Correa e tantos outros que vierem.

Resumindo: por mais que tenha gente achando que “pegaram o presidente X” com uma conta no Vaticano, a informação que circula na internet sobre “Lula e os outros” é falsa. Trata-se de algo que se baseia em documentos falsos que já foram desmascarados em outras ocasiões. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)