Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Luís Roberto Barroso, ministro do STF, sai em defesa de Bolsonaro após manifestações #boato

Luís Roberto Barroso, ministro do STF, sai em defesa de Bolsonaro após manifestações #boato

Luís Roberto Barroso, ministro do STF, sai em defesa de Bolsonaro após manifestações, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro do STF Luís Roberto Barroso saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro após críticas relacionadas às manifestações do dia 15 de março e o novo coronavírus. Ele disse que Bolsonaro é “um grande líder de uma grande nação”.

As manifestações do último dia 15 de março prometiam um grande movimento de apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro e, consequentemente, de críticas a outros poderes (como o Legislativo e Executivo). Porém, o coronavírus fez com que o movimento murchasse e, inclusive, gerasse críticas a Bolsonaro.

As críticas se deram, principalmente, por causa do contato direto com do presidente Jair Bolsonaro com alguns manifestantes, ação que vai contra todas as recomendações de isolamento relacionadas ao novo coronavírus. Em meio a isso, uma fala atribuída ao ministro do STF Luís Roberto Barroso surgiu na internet.

De acordo com o texto que circula online, Barroso teria saído em defesa de Bolsonaro. Além de ter falado que Bolsonaro era corajoso, Bolsonaro teria dito que o presidente é “um grande líder de uma grande nação”. Leia a mensagem que circula online:

Ministro Luis Roberto Barroso sai em defesa de Bolsonaro e do povo brasileiro após manifestações: “Um grande líder de uma grande Nação.” O ministro do STF, Luis Roberto Barroso comentou sobre as manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro que aconteceram no último domingo (15), em todos os estados do Brasil. Para o ministro, Bolsonaro foi corajoso e demonstrou ser um grande líder, pois não abandona sua nação nem em momentos difíceis como o que estamos passando agora, com a pandemia do COVID-19.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Barroso também criticou a hipocrisia de certos líderes políticos e de opositores do presidente que o atacaram de forma articulada e corporativista. O ministro afirmou que a grande maioria de quem criticou a atitude do presidente, que saiu às ruas para cumprimentar a população, fez o mesmo em outras situações, como foi o caso de alguns deputados, senadores, ministros e jornalistas que participaram da cerimônia de estréia da “CNN Brasil” no último dia 9, que reuniu cerca de 1300 pessoas em um espaço confinado, diferente das manifestações do domingo, que foram em local aberto. Roberto Barroso também deixou claro que o povo é soberano e não irá se submeter às ordens de políticos que foram colocados lá para trabalhar para a nação

Luís Roberto Barroso, ministro do STF, saiu em defesa de Bolsonaro após manifestações?

A tal mensagem se espalhou com muita força na internet e chamou atenção de muita gente. Mas será mesmo que o ministro do STF Luís Roberto Barroso deu a tal declaração a favor de Bolsonaro? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, é meio estranha. Falamos isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga (não ter falado a situação em que teria ocorrido a declaração), alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis. Ou seja: características de boatos online.

Com desconfianças, resolvemos buscar mais detalhes a respeito do assunto. Além de não ter achado as tais declarações de Barroso em fontes confiáveis, encontramos desmentidos relacionados ao assunto. Desmentidos vindos do próprio ministro do STF. Por meio do Twitter da corte, o ministro desmentiu que tenha chamado Bolsonaro de grande líder ou mesmo defendido o ato dele nas manifestações. Assista e leia a transcrição:

Mensagem: O ministro do @STF_oficial, Roberto Barroso, desmente a #FakeNews de que teria apoiado a manifestação realizada no último dia 15 de março. Ele reforça que jamais se pronunciou sobre o assunto e pede que as pessoas confiram a autenticidade das informações antes de repassá-las.

Transcrição: Bom dia a todos, pessoal. Está circulando na internet uma notícia de que eu teria apoiado o presidente da República e as manifestações do último domingo. Eu gostaria de dizer que essas informações são completamente falsas. Eu jamais me pronunciei sobre esse assunto. Como ministro do Supremo Tribunal Federal, o foco da minha atenção é a defesa das instituições democráticas e na proteção dos direitos fundamentais. Eu não falo sobre varejo político e, aliás, a propósito de fake news: é preciso ter cuidado ao disseminá-las, é preciso conferir a autenticidade das informações senão o mundo vai ser dominado pelas pessoas incorretas.

Resumindo: a história que aponta que o ministro do STF Luís Roberto Barroso declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro é falsa. A informação foi desmentida pelo próprio ministro do STF e não consta em nenhuma fonte confiável.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3dgULXN