Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Luciano Hang anuncia que vai fechar a Havan, demitir e deixar o Brasil #boato

Luciano Hang anuncia que vai fechar a Havan, demitir e deixar o Brasil #boato

Luciano Hang, da Havan, anuncia que vai fechar, demitir e deixar o Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Em entrevista, Luciano Hang anunciou que vai fechar a Havan no Brasil, vai demitir e não vai investir em mais nada após vitória de Lula nas eleições.

Nos últimos dias, estamos presenciando um movimento forte em relação a supostas notícias de que empresas estão “quebrando” por causa de Lula. No Boatos.org, inclusive, já desmentimos algumas destas histórias. No meio desta gama, está circulando um vídeo atribuído a uma decisão de Luciano Hang, dono das lojas Havan.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, Luciano Hang havia decidido fechar a Havan e deixar o Brasil. A informação é reforçada por um vídeo no qual ele teria feito o anúncio em questão agora em 2023. Leia algumas destas mensagens:

Versão 1: Já começou a fechar Empresas e comércios, vai ser desemprego em massa, imaginem quando a Havan fechar! Lamentável para as novas gerações, vão pegar um País quebrado e sem Liberdade!!! Versão 2: Luciano Hang não devo mais investir no país. Versão 3: Já começou a fechar Empresas e comércios, vai ser desemprego em massa, imaginem quando a Havan fechar!

Luciano Hang, da Havan, anuncia que vai fechar, demitir e deixar o Brasil?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Não demorou para o vídeo se espalhar entre grupos de pessoas que ainda estão tentando reforçar a informação falsa de que “as empresas estão fechando e deixando o Brasil por causa de Lula”. Porém, a história que circula online é falsa. Toda a narrativa está sendo sustentada por um vídeo de de 2022 de Luciano Hang. No arquivo, ele diz o seguinte:

Se eu falo que eu tenho 22000 colaboradores diretos e tenho 130000 indiretos e tem mais 600000 pessoas que dependem da Havan. Novos negócios não vou fazer, eu não devo crescer, não devo mais investir no país. Eu vou cuidar da minha vida. Pela 1ª vez eu não vou pensar no coletivo e pensar em mim. É muito triste falar isso mas como eu estou falando milhares milhares de outros empresários estão falando. Então é muito triste que um país deste tamanho com tantas possibilidades quem vai investir no país que vai quebrar lá na frente? Quem vai investir em um país que vai quebrar.

De fato, Luciano Hang deu tal declaração em 2022. Mas isso não significa que a Havan fechar por conta da eleição de Lula. Depois que o vídeo antigo viralizou na internet, a própria empresa veio a público esclarecer a situação. Leia nota oficial publicada nas redes sociais da Havan:

São falsas as informações que vêm sendo divulgadas nas redes sociais de que a Havan pretende encerrar as atividades. Seguimos trabalhando normalmente com nossos 22 mil colaboradores nas nossas 174 megalojas nos 23 estados brasileiros e Distrito Federal

Ou seja: apesar de, claramente ter apoiado a eleição de Jair Bolsonaro, Luciano Hang deve continuar com as suas empresas no Brasil. Tanto que ele gravou um vídeo falando que espera que Lula faça um bom governo (o que nem de longe significa que ele virou um “petista”).

Resumindo: é falsa a informação de que aponta que Luciano Hang anunciou que vai fechar unidades da Havan por causa da eleição de Lula. A própria empresa tratou de desmentir a fake news quando um vídeo antigo do dono da empresa voltou a circular fora de contexto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: