Lockdown em São Paulo entre 01/06/2020 e 15/06/2020 foi decretado por Doria em Diário Oficial #boato

Boato – O governador de São Paulo João Doria decretou lockdown entre os dias 01/06/2020 e 15/06/2020. Publicação está no Diário Oficial do estado.

Com os números da Covid-19 se agravando em todo o Brasil, algumas cidades e alguns estados estão endurecendo as regras de quarentena e decretando o chamado lockdown (que proíbe que as pessoas saiam nas ruas para tarefas não-essenciais). Em meio a esse quadro, a mais nova história veio do estado de São Paulo.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

 

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2CGFPSy

Confira o nosso Instagram:

Instagram

De acordo com publicações que circulam na internet, o governador João Doria decretou o lockdown em todo estado. A decisão passaria a valer dentre os dias 01/06/2020 e 15/06/2020 e já estaria publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Leia algumas das versões da história que circula online:

Versão 1: Diário Oficial de hoje 21/05/2020, Pagina 9, Emenda numero 3. O Governador João Dória encaminhou para a Assembléia Legislativa e será votado pela ALESP… Lockdown de 01/06 a 15/06 Versão 2: Pra quem tem preguiça de ler: LOCKDOWN EM SÃO PAULO DE 01/06/2020 à 15/06/2020. Se sair na rua, sem comprovante de trabalho referente aos serviços essenciais, responderá CRIMINALMENTE. Tchau, brigada! E fica em casa!! Versão 3: LOCKDOWN NO ESTADO DE SÃO PAULO??? VAMOS VER A EMENDA N. 3, AO PROJETO DE LEI N,. 351 DE 2020… URGENTE!!!! DORIA QUER QUEBRAR O ESTADO?????? O COMUNISMO IMPLANTADO PELO DITADOR DORIA NO ESTADO DE SÃO PAULO!!!

Lockdown em São Paulo entre 01/06/2020 e 15/06/2020 foi decretado por Doria em Diário Oficial?

A tal página do Diário Oficial foi compartilhada com muita força na internet e já teve gente se preparando para o bloqueio total. Mas será mesmo que a informação procede? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De fato, a publicação em questão está no Diário Oficial de São Paulo. Porém, não se trata de um decreto de lockdown e sim de uma proposta de emenda legislativa do deputado estadual Paulo Fiorillo (PT) no projeto de lei 351 (que prevê a antecipação do feriado de 9 de julho). Ela foi feita durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa no dia 20 de maio de 2020. Porém, ela não foi aprovada e teve parecer contrário por parte do relator do projeto, Carlão Pignatari (PSDB).

O próprio governo de São Paulo desmentiu a informação em redes sociais. Na página do Facebook, foi escrito o seguinte: “Não caia em fake news! É falsa mensagem sobre decreto de lockdown em São Paulo. Texto faz referência à proposta de emenda de um deputado estadual, que já foi rejeitada em comissão da Assembleia Legislativa de São Paulo por maioria de votos. O que está em vigor no Estado é um decreto de quarentena, até 31/5. Compartilhe!”.

Vale fazer uma ressalva. Até o momento não há decretação de lockdown em São Paulo. Porém, o próprio governador João Doria declarou, em entrevista coletiva, que se os índices de isolamento social não aumentarem, terá que decretar o bloqueio total no estado.

Resumindo: não está descartada a hipótese de lockdown em São Paulo (isso depende mais da própria população do que qualquer outra coisa), mas a informação que aponta que o bloqueio total entre 01/06/2020 e 15/06/2020 já foi decretado é falsa. A proposta era de um deputado e não foi aprovada na Assembleia Legislativa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)