Livro Aparelho Sexual e Cia faz parte do kit gay distribuído pelo MEC em escolas #boato

Boato – Livro Aparelho Sexual e Cia, denunciado por Jair Bolsonaro durante entrevista no Jornal Nacional, faz parte do “kit gay” e é distribuído pelo MEC em escolas.

Não é de hoje que o assunto sexualidade e educação gera muita polêmica. Em tempos de eleições, os políticos (e seus seguidores) que se consideram “mais conservadores” costumam “bradar aos quatro cantos” sobre o assunto. O que não falta é acusação na internet e fora dela. É justamente de uma história off-line que vamos falar hoje.

Durante entrevista no Jornal Nacional, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) fez acusações sobre a “distribuição do kit gay” nas escolas brasileiras. Em meio às discussões, ele sacou o livro Aparelho Sexual e Cia para exemplificar como era o material do MEC.

Bolsonaro, por causa de regras da entrevista, não pode mostrar mais do que a capa do livro. Porém, o “livro censurado” virou assunto na internet. “O livro “Aparelho Sexual & Cia” é usado pelo MEC para a “educação sexual das crianças”Porém, o livro não pode ser mostrado ao vivo no Jornal Nacional, porque “tem criança vendo”, dizia uma mensagem no Facebook.

Livro Aparelho Sexual e Cia faz parte do kit gay distribuído em escolas?

A grande maioria das mensagens que reforçavam a tese de que o livro Aparelho Sexual e Cia faz parte do kit gay distribuído em escolas vêm lá de 2016. Só tem dois detalhes nisso: 1) O livro não tem nada a ver com MEC tampouco com kit gay. 2) O Boatos.org desmentiu essa história justamente em janeiro de 2016. Bora relembrar os fatos?

À época, a história (reforçada por um vídeo do próprio Bolsonaro) viralizou muito na internet e “fez sucesso” em páginas religiosas e de caráter conservador. Com a repercussão do assunto, o Boatos.org fez o artigo que pode ser lido abaixo com a seguinte explicação (texto adaptado para 2018):

Amigo, nós não vamos entrar no mérito se o livro é válido por dois motivos: 1) não lemos a obra como um todo. 2) Não somos especialistas em educação sexual. Mas, como nós somos especialistas em desvendar balelas, vamos aos fatos. […]

O livro não é uma “cartilha do MEC”. Na realidade, o livro nem brasileiro é. Ele é o “Aparelho Sexual & Cia, Um guia inusitado para crianças descoladas”, escrito pela autora francesa Hélène Bruller e editado no Brasil desde 2007 pela Companhia das Letras. […] Após a circulação da história, o MEC divulgou a seguinte nota no Portal Brasil. Leia:

O Ministério da Educação (MEC) informa, em nota, que não produziu e nem adquiriu ou distribuiu o livro “Aparelho Sexual e Cia”, que, segundo vídeo que circula em redes sociais, seria inadequado para as crianças e jovens brasileiros. O MEC afirma ainda que não há qualquer vinculação entre o ministério e o livro, já que a obra tampouco consta dos programas de distribuição de materiais didáticos levados a cabo pela pasta. […]

As informações equivocadas presentes no vídeo, inclusive, repetem questão que tinha sido esclarecida anos atrás. Em 2013, o Ministério da Educação já havia respondido oficialmente à imprensa que “a informação sobre a suposta recomendação é equivocada e que o livro não consta no Programa Nacional do Livro Didático/PNLD e no Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE”. […]

Em 2018, a Companhia das Letras reforçou a informação de que o livro Aparelho Sexual e Cia não faz parte do chamado “kit gay” que seria distribuído nas escolas: “O livro “Aparelho sexual e cia.”, mencionado na entrevista de abertura do Jornal Nacional do dia 28 de agosto, foi publicado pelo selo jovem da Companhia das Letras. Infelizmente, o título está fora de catálogo, mas a editora se orgulha de sua publicação”, aponta a nota.

Vale apontar mais duas coisas, só para terminar: 1) Kit gay é uma nomenclatura pejorativa dada a um material chamado Escola Sem Homofobia, que seria distribuído em escolas. 2) A cartilha, vetada pela então presidente Dilma Rousseff, pode ser vista aqui (é possível ver que não há nada de “coloque o seu dedinho aqui”).

Resumindo: apesar de o livro Aparelho Sexual e Cia ter sido apresentado em 2016 e em 2018 como um material distribuído em escolas pelo MEC, a informação não procede. Se quiser discutir educação sexual nas escolas, tudo bem. Só não vale usar informação falsa. Fica a dica.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

21 comentários em “Livro Aparelho Sexual e Cia faz parte do kit gay distribuído pelo MEC em escolas #boato

  • 31/08/2018 em 18:05
    Permalink

    Que vergonha! Essas publicações começaram como folhetos distribuídos pelo ministério da Saúde na época do Serra. Agora ninguém é pai da criança? Assistam o vídeo da dra. Marisa Lobo e entendam.

    Resposta
  • 30/08/2018 em 19:29
    Permalink

    na minha escola tem esse livro e faz sim parte do kit gay

    Resposta
  • 30/08/2018 em 16:33
    Permalink

    Como livros com esse conteúdo chegam nas escolas sem liberação do MEC?

    Resposta
  • 30/08/2018 em 13:33
    Permalink

    Porque não consigo ler os 49 comentários sobre este artigo que estava aqui até agora a pouco?

    Resposta
  • 30/08/2018 em 13:28
    Permalink

    Se tratando das cartilhas elas realmente existem, talvez não seja essa em específico. Tenho familiares que trabalham em escolas públicas, eles confirmaram que tiveram acesso ao conteúdo em cartilhas, vídeos, e palestras.
    Existe vídeos na internet onde pais revoltados fazem protesto contra a distribuição desse material nas escolas. Alguns professores se negaram a passar o tal conteúdo para as crianças, reportagens foram feitas pelo G1, Brasil Urgente e outros jornais.

    Resposta
  • 30/08/2018 em 12:46
    Permalink

    Segue aí a desmentida do boato: “Pai reclama de cartilha com teor sexual entregue em Uberlândia”. Saiu no Globo.com em 15/06/2015. É Fato ou Fake? Acho que não é fake, foi a Globo que divulgou. Ou ela também espalha fake?

    Resposta
    • 03/09/2018 em 14:56
      Permalink

      Cartilha gay não é! Conteúdo totalmente heterossexual
      Vá reclamar com o bispo

      Resposta
    • 04/09/2018 em 05:13
      Permalink

      Claro q deve ser verdade, vc não está aqui reclamando do kit… Vc não recebeu neh? Mas tá reclamando..
      Então, a notícia pode sim ser verdadeira… Não quer dizer que ele o tenho pego … Mas tá na modinha

      Resposta
  • 30/08/2018 em 11:52
    Permalink

    Vocês perderam a credibilidade desmentindo isso. O livro foi sim comprado para fazer parte da rede pública de conforme o demonstram várias reportagens

    Resposta
  • 30/08/2018 em 08:02
    Permalink

    Bah! O que estão enchendo o saco com isso !!! Nunca vi gente tão ignorante como quem tá aparecendo agora, nesta época de eleição. Cruzes! Será que sempre foram assim? Essa campanha tá fazendo as pessoas colocarem pra fora todo o mal que sempre tiveram dentro de si, mas ficavam se fazendo de boazinhas. Vade retro, satanás!!! Parecem possuídas. Agora poderiam filmar mais um EXORCISTA. Seria qual, o quarto, o quinto? Sei lá.

    Resposta
  • 30/08/2018 em 06:00
    Permalink

    Mentira, em meu perfil tem um exemplar onde manda colocar o dedo no buraco para fazer o “Pinto do homem” e enfiar no buraco da moça, com carimbo de uma escola em Araraquara. Então está chegando às escondidas nas escolas sim. Sobre o material não homofóbico, tem um vídeo de um pai surtado, também publicado em meu perfil, onde no material didático de uma criança, aparecem a imagem de várias famílias e entre elas têm um casal de homens gays com uma criança e a pergunta em baixo das imagens: Marque o modelo de família antiga. Dando a entender que família moderna é formada por homossexuais e não a tradicional que todos nós sempre conhecemos.
    Não sei quanto estes políticos corruptos estão pagando a vocês, mas é decepcionante ver um site que deverias desmentir boatos, espalhando boatos.

    Resposta
    • 03/09/2018 em 14:53
      Permalink

      NOOOOSSSSA !!
      Quer dizer que só por aparecer o desenho de dois homens com uma criança, isso é uma cartilha gay ??
      Vc já viu quantas paginas do livro são dedicadas a SEXO heterossexual ??
      Agora apenas essa imagem de familia homoafetiva te faz pensar que é uma cartilha gay ??

      Ahhh, vá reclamar com os heterossexuais que fizeram o livro . . . .

      Resposta
    • 04/09/2018 em 05:10
      Permalink

      Vish MellDells… Vc tá de zueira ou é burro msm???

      Resposta
  • 29/08/2018 em 23:51
    Permalink

    A é, o cara comprou maior briga, com gente ligada aos direitos humanos! É massacrado pela mídia então por nada?
    Sempre acompanhando as notícias e o site de vocês! Mas essa não dá pra engolir!
    Porque se é um livro infantil, a Globo deveria ter permitido que ele o mostrasse! Não é um orgulho da editora? Essa eu não engulo!

    Resposta
  • 29/08/2018 em 22:42
    Permalink

    Cartinha de Kit gay ou outra QQ qualquer outra, não se deve apresentar a uma criança. Esses comunistas querem de QQ forma implantar isso na cabeça das crianças. E não é ser conservador meu amigo, é o certo! Deus assim criou o homem e a mulher, agora querem distorcer o plano de Deus! Absurdo! Vamos acabar com essa nojera. Quem quiser se gay ou outra coisa que seja, mais forçar a uma criança a achar que isso é normal! Absurdo!!!#abominável

    Resposta
    • 03/09/2018 em 14:55
      Permalink

      então me diga, qual conteúdo sobre os gays no livro ????

      Resposta
    • 03/09/2018 em 15:09
      Permalink

      Me diga o que tem sobre os gays o livro ??

      Resposta
  • 29/08/2018 em 22:36
    Permalink

    Esse livro não chegou nas escolas por causa do Bolsonaro, parabéns Mito.

    Resposta
  • 29/08/2018 em 22:25
    Permalink

    Escola sem homofobia, tákk quase acreditei em voces.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)