Lindbergh Farias é flagrado comprando drogas no Morro do Vidigal (Rio de Janeiro) #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que o ex-senador Lindbergh Farias é flagrado comprando drogas no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro.

Desde que os smartphones se popularizaram, vídeos de pessoas tentando “lacrar”  junto com autoridades se popularizam na web. A fórmula é simples: ligar o celular, colocar para gravar, filmar alguns xingamentos e postar. A prática (que já foi feita contra políticos de direita, de esquerda e com ministros do STF), por si só, é bem questionável. Mas a coisa só piora quando, a partir dessas filmagens, fake news viralizam por aí. É o caso da história de hoje.

De acordo com mensagens em redes sociais, o ex-senador Lindbergh Farias foi flagrado comprando drogas no Morro do Vidigal (no Rio de Janeiro). A “prova do crime” seria um vídeo em que ele é filmado discutindo com uma pessoa. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

*EX-SENADOR PELO PT, LINDENBERG FARIAS, É FLAGRADO COMPRANDO DROGAS NO MORRO DO VIDIGAL NO RIO DE JANEIRO.* *São vermes como esse que financiam o crime organizado em nosso país.*

Lindbergh Farias foi flagrado comprando drogas no Morro do Vidigal (Rio de Janeiro)?

Muita gente saiu compartilhando e comentando em cima da tal história. Mas será mesmo que a filmagem prova que Lindbergh Farias estava comprando drogas no Morro do Vidigal? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos causa desconfiança. Ela tem o “pacote completo” dos boatos online. É vaga (quando ele estaria comprando? De quem?), alarmista (muito), tem erros de português (inclusive no nome do deputado, grafado como Lindenberg) e não cita nenhuma fonte confiável. Só joga o “vídeo e a denúncia”.

Ao olhar as imagens, podemos perceber que (ao contrário do que aponta a mensagem) Lindbergh Farias não estava “comprando drogas”. Vamos narrar as imagens:

No início, um homem aponta para uma parada de ônibus e grita “ali ó, de preto, é o vagabundo do Lindbergh Farias”. O homem se aproxima e continua xingando. A partir daí, uma Kombi vem buscar as pessoas. O “cameraman” grita para o ex-senador “não fugir” e o chama de vagabundo. Lindbergh Farias se aproxima e “pergunta do Queiroz”. Os dois se xingam e o vídeo acaba enquanto o homem se afasta. Fim. Em nenhum momento é possível ver o ex-senador comprando ou sendo acusado de comprar drogas.

Ao buscar por informações que pudessem corroborar com a tese, nada encontramos. Ao contrário. Ao jornal O Dia, Lindbergh Farias disse que estava no local para um evento político. Mais do que isso, disse que a acusação de que ele estaria comprando drogas é uma fake news.

Ao procurar nas redes sociais do ex-senador, achamos uma postagem do dia 13 de outubro que reforça o que foi dito na entrevista ao “O Dia”. Em uma foto, ele aparece com conselheiros tutelares e com o presidente municipal do PT. Leia o que diz a postagem:

No Vidigal com meu amigo Ninho, eleito para o conselho tutelar com uma grande votação. Patrícia Félix, a conselheira mais votada da história do Rio de Janeiro e Tiago, o novo presidente municipal do PT!

Resumindo: a informação que aponta que Lindbergh Farias foi flagrado no Morro do Vidigal comprando drogas é falsa. Além de o vídeo não provar nada do que é escrito na legenda, o ex-senador relatou que estava em um evento político, algo comprovado por postagens em redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)