Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lewandowski pede que sessão do STF que julga Lula no dia 26 seja secreta #boato

Lewandowski pede que sessão do STF que julga Lula no dia 26 seja secreta #boato

Boato – O ministro do STF Ricardo Lewandowski pediu que a sessão em plenário do STF que aprecia pedido de liberdade do ex-presidente Lula no dia 26 seja secreta, sem transmissão na TV e fechada ao público.

Em tempos de Copa do Mundo, a imagem que vem a cabeça em quase todos os países do mundo quando falamos em “Lewandowski” é a do artilheiro da Polônia. A exceção fica por conta do Brasil. Por aqui outro Lewandowski, volta e meia, ganha atenção da mídia: o ministro do STF Ricardo Lewandowski. E, de acordo com um texto que circula online, ele fez um pedido controverso em relação ao julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, marcado para 26/06/2016.

De acordo com a mensagem, Lewandowski pediu que a sessão em plenário que aprecia o pedido de liberdade de Lula seja secreta. Isso significa que não haverá, pela primeira vez na história, transmissão da TV Justiça e que o público não poderá assistir ao julgamento. Leia a mensagem que circula online (viral no Facebook e WhatsApp):

LEWANDOWISKI QUER SESSÃO SECRETA NO DIA 26 Pela 1a. vez desde que a TV Justiça foi criada irá acontecer uma sessão planaria SECRETA no STF; o Minis. Lewandowiski solicitou que seja fechada ao publico e não seja televisionada. Segundo Lewandowiski o povo esta sendo insuflado a odiar o STF sem motivos, já que todas as decisões são baseadas na Constituição; o povo são como crianças não tem maturidade jurídica para discernir o que decidimos. E O POVO GADO ACEITANDO TUDO CALADO.

Lewandowski pediu que sessão do STF que julga Lula no dia 26 seja secreta?

A tal mensagem circulou muito na internet e chamou atenção de muitas pessoas que estão de olho no tal julgamento. Mas será mesmo que Ricardo Lewandowski pediu sessão secreta no dia 26 para não “sofrer pressão” sobre a decisão em relação ao julgamento de Lula? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Alguns pontos nos deixaram com a “pulga atrás da orelha” ao vermos a mensagem. O primeiro deles está no próprio texto: vago, alarmista, com erros de ortografia, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Ou seja, o pacote completo da boataria. Outro ponto que nos chamou atenção foi a “fonte da informação”: o mesmo perfil do Facebook que já espalhou pérolas como a que aponta que a Dona Marisa está viva. Ou seja, a mensagem é, por si só, das mais suspeitas.

A partir daí fomos checar o que há de errado na informação. De fato, a TV Justiça não deve (a não ser que abra uma exceção) transmitir o julgamento. Só que o motivo é simples e não tem nada a ver com pedido de ministro. Ao contrário do que o texto aponta, a sessão será apenas na 2ª Turma do STF (formada por Lewandowski, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Edson Fachin) e não em Plenário. E a TV Justiça não transmite, via de regra, sessões das turmas.

Além disso, a assessoria do STF apontou, em apuração da nossa colaboradora Carol Lira, que a sessão não será secreta. Ao contrário, o público poderá acompanhar a sessão. “Todas as sessões de julgamento do STF são públicas. As sessões das turmas nunca foram transmitidas por TV e internet”, declarou a assessoria.

Já sabemos que o texto está cheio de informações erradas, mas e aí? Será que, pelo menos, o ministro Ricardo Lewandowski deu a tal declaração? Tentamos procurar qualquer informação a respeito do assunto em fontes confiáveis (como a Globo News, citada no texto), e como é de se imaginar, nada encontramos.

Só para resumir: 1) A sessão não será em Plenário. 2) Apesar de não televisionada, não será secreta. 3) Lewandowski não pediu nada. 4) História surgiu em fontes não confiáveis que já publicaram outras fake news. Ou seja, a história é só mais um boato sobre STF, Lula e etc que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.