Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lei do estacionamento gratuito em shopping é aprovada, diz hoax

Lei do estacionamento gratuito em shopping é aprovada, diz hoax

Boato – Foi aprovada lei que institui estacionamento grátis nos shoppings de todo o território estadual.

Redes sociais são ótimas e fazem um sucesso enorme. Orkut, Msn, Twitter, Facebook, WhatsApp, a cada nova forma de se comunicar e interagir com milhares de pessoas lá vamos nós, em massa.

Mentira: Lei que garante não cobrança de taxa em estacionamentos de shoppings foi aprovada e já está vigorando
Mentira: Lei que garante não cobrança de taxa em estacionamentos de shoppings foi aprovada e já está vigorando

Mas, redes sociais são ferramentas que utilizamos conforme a nossa vontade. E aí, partindo do pressuposto de que vivemos em um país livre, cada um usa suas redes sociais como quer. E tem gente que usa errado, infelizmente.

No topo da lista de ‘como não usar sua rede social’ está a propagação de boatos e, por mais avisadas que sejam, as pessoas continuam caindo neles. Recentemente, foi o povo de João Pessoa, na Paraíba que entrou na onda de uma mentira.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A aprovação de uma suposta lei no estado fez o Procon da capital paraibana receber várias chamadas. Segundo a história, a lei 1209/2004 garante estacionamento grátis nos shoppings. Confira o texto repassado:

‘Lei aprovada!

Enfim a lei de gratuidade de estacionamento em shopping’s – Lei Estadual nº 1209/2004 – foi aprovada e já está em vigor. As diretorias dos shopping’s estão cientes do vigor d lei, porém orientaram aos caixas a se fazerem de surdos e mudos e apenas liberarem sob solicitação do cliente. Para a liberação, é necessário que o valor da compra no shopping onde estacionou seja 10 vezes maior que o valor do estacionamento. Exemplo: Se o valor do estacionamento é de R$3,00 e vc gastou R$30,00 no shopping, com qualquer coisa, alimentação, roupa e outros. Exija cupom fiscal e apresente ao caixa do estacionamento. Eles terão que carimbar e validar o ticket, sem você precisar gastar nada mais. Espalhem a informação, pois os shoppings jamais farão publicidade disso. A não ser a gente… claro!’

Como já mencionado há pouco, essa história é falsa e, como em outros boatos, quem inventou esse se valeu de alguns aspectos reais para criar uma informação fictícia.

Melhor explicando, a lei 1209/2004 que trata sobre a gratuidade em estacionamentos de shopping foi proposta no estado do Rio de Janeiro, no entanto, ela não foi adiante por ser considerada inconstitucional. A mesma confusão acontece em São Paulo, (que propôs uma lei semelhante em 2007) e de novo no Rio, quando de tempos em tempos as pessoas acham que essa história de gratuidade está valendo.

Na capital João Pessoa, a mentira se espalhou de tal forma que o Procon decidiu se manifestar na mídia para esclarecer o engano.

Moral da história: trata-se de mais uma balela da internet espalhada nas redes sociais e comprada como verdadeira por muitas pessoas.

Ah, e mais uma vez fica a dica: viu uma notícia na internet, ficou revoltado(a), impressionado(a), chocado(a) ou algo do tipo? Respire fundo, dá um google e pesquise antes de acreditar/compartilhar por aí. Não dói, nem demora.