Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Kim Kataguiri não deu declaração sobre canções que Van Gogh compôs

Kim Kataguiri não deu declaração sobre canções que Van Gogh compôs

Kim Kataguiri disse “há ignorantes que falam sobre Vincent Van Gogh sem nunca terem escutado uma só canção que ele compôs”, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O deputado federal Kim Kataguiri teria dito a frase “há ignorantes que falam sobre Vincent Van Gogh sem nunca terem escutado uma só canção que ele compôs”.

Análise

Começou a circular em grupos e perfis ligados à esquerda uma atribuição de declaração ao deputado federal Kim Kataguiri (União-SP). De acordo com os textos, ele teria falado sobre uma suposta “ignorância das pessoas” ao falar sobre Vincent Van Gogh.

Ele teria dado a seguinte declaração: “Há ignorantes que falam sobre Vincent Van Gogh sem nunca terem escutado uma só canção que ele compôs”. A história foi motivo de deboche pelo fato de Van Gogh ser um pintor e não um compositor. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que decreto permite confisco de doações para colocar "selo do PT"

Versão 1: “Há ignorantes que falam sobre Vincent Van Gogh sem nunca terem escutado uma só canção que ele compôs”. (Kim Kataguri) Culto, né? Versão 2: “Há ignorantes que falam sobre Vincent Van Gogh sem nunca terem escutado uma só canção que ele compôs”. (Kim Kataguiri)

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Kim Kataguiri deu declaração sobre canções de Van Gogh? 2) Kim Kataguiri já fez alguma referência ao artista? 3) Quem foi Vincent Van Gogh?

É verdade que Kim Kataguiri deu uma declaração sobre canções de Van Gogh?

Não é verdade. Para chegarmos à verdade, precisou fazer uma busca sobre o histórico da mensagem e declarações do deputado federal. Como era de se imaginar, não encontramos qualquer comentário dele sobre o assunto. Além disso, descobrimos que a história só surgiu em meio a perfis em redes sociais contrários a Kim Kataguiri.

Kim Kataguiri já fez alguma referência ao artista?

Quando procuramos saber mais a respeito do assunto, achamos, inclusive, um posicionamento dele em que cita Van Gogh. Em 2022, ele condenou uma manifestação contra um ato de vandalismo realizado contra um quadro do pintor. Logo, ele sabe que se trata de um artista.

Quem foi Vincent Van Gogh?

Parece que não, mas muita gente não sabe quem foi Vincent Van Gogh (para essas pessoas, o fake deve ter passado batido). Como ninguém é obrigado a saber nada e nosso compromisso é informar, vamos a uma pequena bio dele.

Ele foi um renomado pintor pós-impressionista holandês, nascido em 1853 e falecido em 1890. Van Gogh produziu uma vasta coleção de obras-primas em um período relativamente curto de tempo. Apesar de enfrentar dificuldades financeiras e lutas pessoais ao longo de sua vida, Van Gogh persistiu em sua paixão pela pintura, criando obras icônicas como “A Noite Estrelada” e “Girassóis”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Kim Kataguiri tenha dado qualquer declaração a respeito de Van Gogh e suas canções (o que seria um erro). Trata-se de uma fake news que está se espalhando em grupos contrários ao deputado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).