Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > José Sarney fez discurso na ONU falando inglês com forte sotaque #boato

José Sarney fez discurso na ONU falando inglês com forte sotaque #boato

José Sarney fez discurso na ONU falando inglês com forte sotaque, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em reunião da ONU do ano de 1985, José Sarney discursou em inglês e envergonhou brasileiros por conta de sotaque forte.

Há cerca de um mês, o assunto mais comentado nas redes sociais e, provavelmente, também na vida real foi a participação do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula da ONU, em Nova York (EUA). Mais especificamente, o discurso proferido por Bolsonaro para os diversos líderes mundiais que também acompanhavam o evento.

A fala do presidente, que envolveu críticas à Cuba, Venezuela, ao cacique Raoni e ao presidente Macron, foi duramente criticada por parte da população, mas também bastante elogiada pela outra parcela. Entre os críticos, houve quem dissesse que Bolsonaro teria envergonhado o Brasil.

Em meio a isso, um vídeo do ex-presidente José Sarney surgiu na web. Junto das imagens, a crítica: o forte sotaque de Sarney que aparece discursando em inglês.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O momento chegou a ser comparado com a épica entrevista de Joel Santana em inglês. De acordo com as publicações, a fala teria sido proferida em uma reunião da ONU e envergonhado o Brasil. Confira:

Versão 1: “Bom mesmo era o Sarney, que fazia o discurso na ONU em inglês e a gente não passava vergonha”. Versão 2: “CANSOU DE VER A DILMA NA ONU? TEM O SARNEY TAMBÉM”.

José Sarney fez discurso na ONU falando inglês com forte sotaque?

O vídeo chamou a atenção e rapidamente começou a viralizar nas redes sociais. José Sarney passou a ser duramente criticado na internet e acusado de envergonhar o país. Mas será que essa história de discurso na ONU com forte sotaque em inglês é verdade? Vou te dizer que o caso não é bem assim!

Vamos aos detalhes! Uma rápida leitura nas publicações já causa desconfiança: as mensagens são vagas (não diz onde e nem quando o discurso teria sido feito), bastante alarmista e não cita nenhuma fonte confiável que prove que a fala teria sido feita na ONU.

Resolvemos, então, buscar pelo discurso e descobrimos que o vídeo é real (inclusive, o inglês de Sarney) e não passou por modificações. Entretanto, também descobrimos que o tal discurso não foi feito na ONU.

Vamos à aula de história: em seu mandato à frente do país, Sarney discursou duas vezes na ONU, em 1985 e em 1989. Porém, em nenhuma das vezes, ele falou em inglês. Prova disso foi uma reportagem da BBC Brasil que compilou todos os discursos presidenciais na ONU, desde 1982, e gerou uma nuvem de palavras com os termos mais citados pelos presidentes. Como é possível ver, em 1985, as palavras mais citadas foram paz, liberdade, democracia, Brasil e mundo foram alguns dos termos mais citados por Sarney. Enquanto isso, em 1989, as palavras mais usadas foram mundo, desenvolvimento, nações, países, democracia, entre outras.

Além disso, a história já havia sido desmentida por um perfil no Twitter. E foi a partir dele que chegamos à verdade. As imagens, que são reais (como já dito anteriormente), foram feitas no Congresso dos Estados Unidos. Na verdade, quase toda a fala foi feita em português. Entretanto, no final do discurso, Sarney tentou arranhar um inglês e esse é momento mostrado pelo vídeo.

Em resumo: a história que diz que José Sarney fez discurso na ONU falando inglês com forte sotaque é falsa! O vídeo é até real, mas não tem nada a ver com a ONU. As imagens, na verdade, foram feitas de uma fala de Sarney no Congresso dos Estados Unidos. Fala essa, inclusive, que foi quase toda feita em português e, apenas no final, Sarney arranhou no inglês (momento mostrado pelo vídeo). Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3