Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jose Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 82 anos #boato

Jose Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 82 anos #boato

Boato – América de Luto! Ex-presidente uruguaio José Mujica morre aos 82 anos em um hospital da Califórnia, nos Estados Unidos.

Balelas sobre políticos são figurinhas carimbadas na web. Nomes como Lula, Dilma, Temer, Aércio Neves e até Tiririca já passaram pelas páginas do Boatos.org. Dessa vez, as mentes brilhantes da internet superaram as fronteiras.

Num dos casos mais recentes, a internet dá conta de que Jose “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu aos 82 anos. Segundo informações, o ex-presidente morreu em um hospital da Califórnia, nos Estados Unidos, onde recebeu tratamento médico. Confira na íntegra.

O ex-presidente José Mujica morre em um hospital da Califórnia em 82 AMERICA LUTO

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

 A família do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, com profundo remorso anunciou a morte de seu amado José Mujica, a família disse em um comunicado. De acordo com o comunicado, o ex-presidente morreu em um hospital da Califórnia, nos Estados Unidos, onde recebeu tratamento médico. Diz-se que José Mujica foi secretamente transferido para os Estados Unidos depois de semanas de luta contra uma doença não revelada. Um jornal local da Califórnia informou que o ex-presidente do Uruguai foi hospitalizado em Bakersfield Hospital do Coração por três dias antes de sua morte. 

Embora a declaração família não menciona a causa da morte, o hospital onde ele foi hospitalizado indica que morreu de uma doença relacionada com o coração. Uma fonte próxima à família revelou que José Mujica estava lutando contra dores no peito durante meses antes de ser encaminhado por um hospital local para tratamento nos Estados Unidos. 

Jose Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu aos 82 anos?

A mensagem deixou muita gente chateada. Mas será mesmo que o “presidente mais pobre do mundo” morreu? Para a alegria de muitos, a resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, saiba que Jose Mujica foi Presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Conhecido como o presidente mais pobre do mundo devido ao seu estilo de vida, Mujica manteve um mandato marcado por reformas controversas, aprovação da lei da maconha e declarações que ecoaram no mundo. Desde que deixou a presidência, em março de 2015, ocupa o cargo de senador.

Agora, vamos lá. A publicação viralizou nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, mas o que você não sabe é que se trata de sites com arquivos maliciosos que podem danificar o seu computador.

A notícia, que também possui versões em espanhol, viralizou e chegou no Brasil. Vale apontar que o texto sobre o ex-presidente uruguaio teve uma versão igualzinha com o ex-presidente do Paraguai, Francisco Franco.

E mais: procuramos qualquer vestígio dessa história na grande mídia e, obviamente, não encontramos nada. A título de curiosidade, saiba que na quinta-feira, 30 de março, o ex-presidente do governo espanhol Felipe González e o uruguaio José Mujica acompanharam o processo de implementação do Acordo de Paz na Colômbia. Ou seja, o ex-presidente está vivinho.

Resumindo: a história de que Jose Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu aos 82 anos é boato. Tudo não passa de mais uma dessas balelas que circulam pela internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Luiz Antonio Viegas e Raul de Sá. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.