José Genoino, do PT, é o primeiro suplente de Tiririca na Câmara #boato

Boato – José Genoino, preso no Mensalão, é o primeiro suplente de deputado de Tiririca. Se Tiririca renunciar, Genoino entra no lugar.

O assunto Tiririca ainda está rendendo bem. Depois de dar uma entrevista ao Conexão Repórter (programa do SBT) dizendo que não iria concorrer nas próximas eleições e fazer o anúncio oficialmente no plenário da Câmara, diversos posts sobre o deputado-palhaço começaram a surgir na internet. Claro que muitos deles são falsos.

Uma das histórias que circula na internet liga o nome de Tiririca ao ex-deputado petista José Genoino, que foi preso após ser condenado no processo do Mensalão. De acordo com um texto que circula online, Genoino é o primeiro suplente de Tiririca. “Você sabe quem é o primeiro suplente do Tiririca? JOSÉ GENOÍNO, entenderam?”, diz o título da “notícia” publicada em um blog.

A notícia ainda aponta que, se Tiririca renunciar (algo que já foi desmentido em outro texto do Boatos.org), quem entra no lugar é José Genoino. “Na coligação onde estava José Genoíno e outros mensaleiros, que corriam o risco da ficha suja. Então, providencialmente, descobrem que o tiririca é analfabeto. Ele sai, Genoíno entra!”, completa o texto. Leia (reprodução do Facebook):

José Genoino é o primeiro suplente de Tiririca, diz boato
José Genoino é o primeiro suplente de Tiririca, diz boato

José Genoino, do PT, é o primeiro suplente de Tiririca na Câmara?

A história foi muito compartilhada e nem um pouco checada na internet. Mas será mesmo que Tiririca tem como primeiro suplente José Genoino do PT? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A história tem tantos furos que fica difícil falar de todos. O primeiro deles está na própria mensagem. Ela carrega algumas das principais características de boatos na internet (alarmista, com erros de português, informações vagas. Só faltou pedir compartilhamento) e foi publicada em blogs que, tradicionalmente, despejam diversas notícias falsas na internet. Estes detalhes já nos deixaram em alerta, mas vamos mais a fundo.

Há diversos motivos que impedem José Genoino de ser o suplente de Tiririca. O primeiro deles está na forma como são escolhidos os suplentes de deputado. Se você não sabe, deputados federais são eleitos em votos proporcional. Ou seja, de acordo com o número total de votos que o partido conquiste, a sigla tem “X” cadeiras.

Em São Paulo, foram eleitos seis deputados federais pelo PR (que não fez nenhuma coligação proporcional). Caso algum dos seis deputados deixe o cargo, a vaga é ocupada pelo candidato do PR que mais recebeu votos em São Paulo em 2014. No caso, a beneficiária seria Luciana Costa. Curiosamente, Costa foi suplente de outro político muito votado: Enéas Carneiro. Depois que ele faleceu, ela assumiu.

Para além disso, haveria um impedimento para Genoino assumir uma vaga na Câmara. O primeiro é que ele, por ser condenado, está com os direitos políticos suspensos. Ou seja, ele nem poderia concorrer à vaga em 2014. Por sinal, na época ele estava em prisão domiciliar.

Resumindo: a história que aponta que José Genoino é o suplente de Tiririca na Câmara é falsa. Nem se ele renunciasse (ação que Tiririca afirmou que não tomará), o petista seria o seu substituto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

17 comentários em “José Genoino, do PT, é o primeiro suplente de Tiririca na Câmara #boato

  • 29/08/2018 em 20:21
    Permalink

    sei, já vi o boatos dot org desmentir tantas mentiras sobre petistas que já vejo se formando a silhueta de apoio ao PT… coloca um banner na página apontando pro site de filiação no partido dos trabalhadores…

    Resposta
  • 17/12/2017 em 11:49
    Permalink

    INTERNET LUGAR DE JEGUE

    Resposta
  • 14/12/2017 em 00:04
    Permalink

    Também sou contra soltar boatos para depreciar alguem, mesmo que seja o fdp do Luladrão… Mas o Tiririca cagou no pau qdo comentou sobre a mãe n ter convênio e que votaria no Molu$co!?

    Resposta
  • 11/12/2017 em 13:02
    Permalink

    Mulher de Maduro com uma Ferrari em Las Vegas, filho de Lula com a mesma Ferrari,
    temos que parar de acreditar tudo que se coloca na internet, sem questionar as informações.

    Resposta
    • 04/01/2018 em 02:38
      Permalink

      filho de Lula com ferrari é boatos tambem.

      Resposta
  • 10/12/2017 em 23:28
    Permalink

    Depois podem me cobrar. Eu não tenho essas informações. Mas pelo que eu conheço da televisão, eu acho que o Tiririca vai participar de um programa na TV Globo em 2018 ou 2019. Provavelmente ele fará apenas um quadro no programa, pois não tem condição de tocar sozinho uma atração. A minha aposta é que o Tom Cavalcante vai emplacar um programa com humoristas do antigo Show do Tom, do Pânico e outros que atualmente estão fora da TV aberta e o Tiririca seria um deles. A Globo tem uma regra interna que impede políticos de participarem de sua programação.

    Resposta
  • 10/12/2017 em 15:00
    Permalink

    Parabéns ao site e seus realizadores, estão combatendo uma das maiores pragas (se não a maior) da rede que são as chamadas “Fake News”. Infelizmente nosso povo é alienado, e quando uma pseudo notícia sai, e agrada, logo é assumida como verdadeira, sem o mínimo de senso crítico.

    Resposta
    • 09/12/2017 em 17:20
      Permalink

      Não renunciou , ele não vai se candidatar de novo.

      Resposta
  • 08/12/2017 em 06:36
    Permalink

    Os erros de português não se limitam apenas aos blogs com boatos, é o que mais se vê nas redes em geral.

    Resposta
  • 07/12/2017 em 20:56
    Permalink

    Mas o Tiririca renunciou, seja que for seu suplente agora assumirá, pois ele caiu na real e foi viver sua vida de artista que o que desempenha muito bem

    Resposta
    • 11/12/2017 em 13:52
      Permalink

      E com uma poupuda aposentadoria …

      Resposta
    • 11/12/2017 em 16:25
      Permalink

      O Tiririca não renunciou. Ele disse que não vai mais se candidatar.

      Resposta
  • 07/12/2017 em 20:08
    Permalink

    Mas já preparados p desmentir??? Uuhhuulll qta competência!! Chego a crer q este canal não é muito confiável! Mas q colabora com os safados!!!

    Resposta
    • 12/12/2017 em 13:55
      Permalink

      A questão não é essa, a questão é que sair compartilhando mentiras pra tentar influenciar de forma enganosa a opinião de pessoas desprovidas de senso crítico é no mínimo uma covardia. Quem não goste do Lula, quem não goste do Tiririca, mas uma coisa eu digo: Isso só serve pra fazer o Lula crescer nas pesquisas. Esse jogo baixo e sujo da mentira não há de vencer só porque alguns alienados assim querem.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)