Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > José Dirceu foi para o Chile preparar plano de fuga da cúpula do PT #boato

José Dirceu foi para o Chile preparar plano de fuga da cúpula do PT #boato

José Dirceu foi para o Chile preparar plano de fuga da cúpula do PT, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – José Dirceu foi flagrado no Chile, preparando um plano de fuga para a cúpula do PT, porque sabem que Lula vai perder as eleições. 

A reta final das eleições de 2022 está dando o que falar. Com apenas uma semana para o segundo turno das eleições, os candidatos seguem em busca de votos e apoio para se consagrar como vitoriosos no pleito.

E a última pesquisa de intenção de votos do Datafolha revelou que Lula tem uma leve vantagem sobre Bolsonaro, com 49% das intenções, contra 45% do atual presidente brasileiro.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, as pesquisa de intenção de votos estariam equivocadas e o PT sabe disso. Segundo a publicação, José Dirceu inclusive teria viajado para o Chile com a intenção de preparar um plano de fuga para a cúpula do PT. Ainda segundo a história, a derrota do PT nessas eleições estaria certa. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Plano de fuga da cúpula do PT já está sendo tratada pelo José  Dirceu. O mesmo foi visto no Chile”. Versão 2: “José Dirceu , está hospedado no Hotel Noivitacura em Santiago do Chile , possivelmente preparando a fuga da Quadrilha . Sabe que vão perder as eleições”.

José Dirceu foi para o Chile preparar plano de fuga da cúpula do PT?

A informação criou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos apoiadores de Bolsonaro animados. Entretanto, a história não é real. A explicação fica por conta da falta de provas.

Logo de cara ficamos desconfiados com a mensagem, porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Ao analisar a denúncia, percebemos que a mensagem carece de lógica. Por que a cúpula do PT teria que fugir do país? Seria uma ditadura no caso da vitória de Bolsonaro? Não existem motivos para fugir do país após uma derrota nas eleições, a não ser que a outra fosse perseguida ou existisse alguma ameaça à segurança do derrotada. E por que José Dirceu estaria encarregado dessa função e não uma liderança do PT?

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto, mas não encontramos nenhuma notícia que apontasse que José Dirceu está no Chile. A única coisa que identificamos foram manifestações recentes de José Dirceu na mídia. No dia 20 de outubro de 2022, José Dirceu concedeu uma entrevista ao grupo Prerrogativas, onde falou sobre política e sua vida pessoal. Além disso, no dia 21 de outubro de 2022, José Dirceu escreveu um artigo para o site Poder 360, onde afirmou que a TV terá um papel importante na reta final das eleições, mas que os apoiadores de Lula devem continuar fazendo seu trabalho para conquistar os indecisos.

Se isso não bastasse, no dia 22 de outubro de 2022, José Dirceu participou de uma nova rodada de conversa com o grupo Prerrogativas, com transmissão ao vivo. Como é possível ver, José Dirceu anda bastante ocupado e não está passeando no Chile, tampouco planejando uma fuga para a cúpula do PT.

Em resumo: a história que diz que José Dirceu viajou para o Chile para planejar a fuga da cúpula do PT após as eleições é falsa! Não existe qualquer notícia ou indício que aponte que José Dirceu está no Chile. Além disso, a história não tem muita lógica: por que o PT precisaria fugir do Brasil se perdesse as eleições? A única explicação seria se houvesse alguma ameaça à segurança do grupo. Isso significa que, caso Bolsonaro vença, vai instituir uma ditadura para expulsar a cúpula do PT? Não existe sentido em fugir somente por perder uma eleição. Por fim, José Dirceu está concedendo bastante entrevistas online de sua casa. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso