Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Joice Hasselmann contratou atores para atuarem como mendigos na cracolândia #boato

Joice Hasselmann contratou atores para atuarem como mendigos na cracolândia #boato

Joice Hasselmann contratou atores para atuarem como mendigos na cracolândia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A candidata pelo PSL à Prefeitura de São Paulo Joice Hasselmann resolveu fazer uma campanha na região da “cracolândia”. Para tanto, ela contratou atores para atuarem como mendigos.

A campanha eleitoral está começando a ganhar força no Brasil. Na medida em que candidatos vão se revelando, acusações falsas ou, no mínimo, sem comprovação, começam a circular na internet. Na história de hoje, vamos falar de um caso envolvendo a candidata à Prefeitura de São Paulo Joice Hasselmann.

De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais, Joice Hasselmann teria contratado atores para atuarem como mendigos durante visita dela à região da cracolândia em São Paulo. A denúncia seria embasada por um vídeo em que um suposto ator “revela” que foi contratado pela equipe da candidata do PSL. Algumas postagens mostram fotos de Joice com os supostos atores. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: JOICE HASSELMANN Contratou ATORES Como MENDIGOS em CAMPANHA na CRACOLÂNDIA Versão 2: Deputada Joice Hasselmann contrata atores para se passarem por mendigos!! Que mulher maquiavélica!! Versão 3: Pobres que Joice Hasselmann abraçou era atores, Vai vendo até onde chega a canalhice dessa raça!

Joice Hasselmann contratou atores para atuarem como mendigos na cracolândia?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As mensagens e as denúncias estão circulando com força na internet e gerando diversas críticas à candidata. O que muitas pessoas estão se “esquecendo” é que não há provas (pelo menos até agora) de que Joice Hasselmann tenha, de fato, feito a tal contratação de atores para aparecerem nas fotos na cracolândia.

Para começar, a história tem uma questão lógica. Desde quando o Brasil é Brasil, é quase um clichê candidatos irem a regiões pobres durante as eleições e conversarem com toda atenção com pessoas mais carentes. O intuito desse tipo de visita é, principalmente, o angariamento de votos no chamado corpo a corpo. Ou seja: trabalhar no convencimento direto de que é preciso ganhar votos. A partir do momento que o candidato sai para rua para pedir votos, não faz muito sentido “contratar” atores para serem ouvidos por ele.

Mais do que isso: não são preciso “atores” para fazer cenas conversando com pessoas na cracolândia. Só em 2020, além de Joice Hasselmann, outro candidato também foi ao local. Ao buscar na história, já vimos o mesmo filme. Em uma rápida busca, achamos notícias sobre visitas de Paulo Maluf (candidato em 2000), Alexandre Padilha (candidato ao governo do estado em 2014) e Major Olímpio (candidato em 2016). Em nenhum dos casos, foi preciso usar atores nas visitas.

Além disso, não há provas de que, de fato, Joice Hasselmann teria contratado atores. A “principal denúncia” não identifica quem de fato é o ator, o nome da empresa e tampouco mostra qualquer elemento que faça a denúncia ser levada a sério. Tanto que, mais de dez dias depois da denúncia, ela não foi levada a sério por nenhum órgão ou veículo de mídia confiável.

Ao contrário disso, depois que a denúncia surgiu na internet, o próprio PSL pediu a retirada do conteúdo de redes sociais apontando que se trata de uma fake news e foi atendido. Esta outra matéria da Jovem Pan também aponta claramente que a acusação de contratação de atores é falsa. “A candidata, que esteve recentemente na região da Cracolândia, no Centro de São Paulo, e foi vítima de fake news que afirmavam que ela havia contratado atores para ir até o local – vídeo derrubado pela Justiça Eleitoral”, diz trecho de matéria sobre Joice Hasselmann.

Por sinal, a própria candidata também se pronunciou sobre o assunto. Ao compartilhar no Instagram um print de uma matéria do O Antagonista sobre uma decisão da justiça relacionada ao assunto, Joice comentou: “Comigo será assim!! TODOS os malandros que fabricarem MENTIRAS responderão na justiça”.

Vamos recapitular o que temos até agora: uma denúncia sem qualquer prova que já teve ordem de ser retirada de redes sociais. E, como vocês sabem (ou deveriam saber), o ônus da prova é de quem acusa. Com isso, podemos apontar que (pelo menos até que se apresente uma prova, algo que não ocorreu em mais de 10 dias) a informação que aponta que Joice Hasselmann contratou atores para fazer papel de mendigos na cracolândia não passa de mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK