Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Joice Hasselmann bateu o carro depois de ir a festa clandestina #boato

Joice Hasselmann bateu o carro depois de ir a festa clandestina #boato

Joice Hasselmann bateu o carro depois de ir a festa clandestina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A farsa foi revelada pelo Estadão. A deputada Joice Hasselmann se machucou porque estava em uma festa rave clandestina e bateu o carro de luxo drogada e bêbada.

Na última semana, um caso envolvendo a deputada Joice Hasselmann chamou atenção dos noticiários. Ela se machucou no próprio apartamento e diz não se lembrar do que ocorreu. Em meio a suspeitas sobre o que poderia ocorrido, uma mensagem atribuída ao Estadão está circulando na internet.

Uma imagem com a logo do jornal e o anúncio de que a “a farsa foi revelada” aponta que Joice Hasselmann teria, na realidade, sofrido um acidente de carro e que ela estaria escondendo “a verdade”. O texto aponta que ela teria ido a uma “festa rave clandestina” e, na volta do evento, havia batido o carro de luxo em um poste. Leia a mensagem que circula online, que chega a falar até em cassação dela:

Confira o desmentido em vídeo:

Estadão Exclusivo A Farsa revelada *Joice Hasselmann* estava numa festa rave clandestina, drogada e bêbada, e de volta para residência, às 4 da manhã, bateu seu carro de luxo em um poste. Foi buscar atendimento médico e utilizou nome fictício para não ser reconhecida. Sua face não havia inchado e tinha maquiagens. Joice Halloween poderá ser cassada por decoro parlamentar.

Joice Hasselmann bateu o carro bêbada e drogada depois de ir a festa clandestina?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Não demorou muito para a história se espalhar em grupos bolsonaristas em redes sociais e WhatsApp. Porém, a história é mais falsa do que nota de três reais. Nem o Estadão falou nada sobre o assunto tampouco há qualquer prova de que Joice Hasselmann teria sofrido um acidente de carro.

A mensagem, por si só, já nos chama muita atenção. Ela tem características de boatos como ser vaga, alarmista e ter erros de português. Há uma característica de boato que a história não tem: a falta de citação de fontes confiáveis. Isso facilitou a nossa checagem.

O próprio Estadão, por meio do Estadão Verifica, desmentiu que tenha dado qualquer informação relacionada a um acidente de carro de Joice Hasselmann. Veja publicação no Twitter oficial do serviço de checagem:

O Estadão apontou que a montagem foi feita em cima de foto utilizada em uma reportagem em que Joice Hasselmann reconstituiu o episódio sobre os ferimentos. De fato, a imagem utilizada no Instagram para “chamar a matéria” tem os termos “Estadão” e “Exclusivo”.

Ao buscar pela origem da informação, não encontramos nada em fontes confiáveis. Ou seja: assim como tantas outras mensagens falsas, simplesmente “brotou” em redes sociais (pelo jeito do texto, com uma ajuda de compartilhamento automatizado) e não tem nenhum lastro na realidade.

Também não há qualquer informação sobre processo de cassação da deputada por quebra de decoro parlamentar. Ao contrário, ela recebeu solidariedade da bancada feminina da Câmara dos Deputados e a Polícia Legislativa está investigando o caso.

Resumindo: a história que aponta que a farsa sobre Joice Hasselmann. Nem o Estadão deu qualquer informação sobre ela ter sofrido um acidente de carro enquanto estava bêbada tampouco a informação surgiu em uma fonte confiável (brotou em redes bolsonaristas).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: