Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Joesley Batista é internado em estado grave e inconsciente #boato

Joesley Batista é internado em estado grave e inconsciente #boato

Boato – Joesley Batista, dono da JBS, foi internado em estado grave no hospital Albert Einstein. Ele estava inconsciente e pode ter sido envenenado.

Um dos nomes mais citados nos últimos meses é o de Joesley Batista. Depois que gravou o presidente da República, fez acordo com a Justiça e foi para os EUA, o executivo da JBS está, literalmente, na boca do povo. Tanto para as críticas de alguns que acham que o acordo de delação premiada foi generoso como para quem cria boatos.

A última história que circula online dá conta que Joesley foi internado em estado grave no Hospital Albert Einstein em São Paulo. De acordo com o texto, divulgado em blogs, ele teria entrado no hospital inconsciente, com palpitações no peito e pode ter sido envenenado. Leia o texto que circula online:

URGENTE: Dono da Friboi, JOESLEY BATISTA é internado em estado grave. Friboi na UTI !!! O empresário Joesley Batista, sócio do grupo JBS FRIBOI e autor da delação que gerou abertura de inquérito contra o presidente Michel Temer, foi internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, informou nesta quarta-feira (28) a assessoria do centro médico.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O hospital informou, por e-mail, que Joesley solicitou privacidade. Questionada sobre os motivos da internação, a assessoria do Grupo JBS disse que aguardava boletim médico para dar mais informações, no entanto, sabe-se que o estado é grave.

Na terça, a agência de notícias Reuters divulgou que o empresário tinha dado entrada em um hospital inconsciente e fortes alterações cardíacas. Não está descartada a possibilidade de envenenamento. A Polícia Federal deve acompanhar de perto os laudos médicos nas próximas horas.

Joesley Batista foi internado em estado grave e inconsciente?

Um monte de gente começou a compartilhar a história a torto e a direito. Alguns outros blogs até incluíram a pergunta “foi queima de arquivo?” no texto. Mas aqui temos outra pergunta. Será que o dono da JBS foi internado em estado grave? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De fato, Joesley deu entrada no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Porém, não é possível saber se ele está em estado grave. Porém, sabe-se que o motivo da internação são dores no nervo ciático (algo nada agradável, mas não grave).

Muitos veículos de mídia deram a história. E foi justamente de dois deles que o site que criou o boato copiou “a base do texto”. Os dois primeiros parágrafos são desta matéria do G1. Porém, o blog “espertinho” (e já tradicional em boatos na internet) inseriu alguns “detalhes” que não estavam no texto original.

O texto original dizia “a assessoria do Grupo JBS disse que o empresário deu entrada na noite de terça (27) com dores no nervo ciático. Ainda de acordo com a assessoria, não havia previsão de alta”. Já o do boato dizia “a assessoria do Grupo JBS disse que aguardava boletim médico para dar mais informações, no entanto, sabe-se que o estado é grave”. Ou seja, o site não só copiou como também “aumentou” a história.

A segunda parte do texto foi copiada desta matéria da Zero Hora. O jornal gaúcho havia escrito o seguinte: “a agência de notícias Reuters divulgou que o empresário tinha dado entrada em um hospital por causa de fortes dores nas costas”.

Já o texto do boato colocou a seguinte informação: “a agência de notícias Reuters divulgou que o empresário tinha dado entrada em um hospital inconsciente e fortes alterações cardíacas. Não está descartada a possibilidade de envenenamento. A Polícia Federal deve acompanhar de perto os laudos médicos nas próximas horas”.

Ou seja: um site que sempre cria boatos na internet pegou uma notícia verdadeira, aumentou e transformou em falsa. Com isso, podemos dizer que, no momento, falar que Joesley Batista foi internado em estado grave e envenenado não só é boato como também mentira. Claro, você pode preferir acreditar nos blogs que sempre espalham notícias falsas. Mas se eu fosse você não faria isso.

PS: Este artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331 6821.