Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Joesley Batista foi envenenado, diz laudo da polícia científica #boato

Joesley Batista foi envenenado, diz laudo da polícia científica #boato

Boato – Polícia científica confirmou que Joesley Batista, dono da Friboi e da JBS, foi envenenado. Ele está internado em estado grave.

Em meio ao turbilhão de notícias que tem tomado conta da última semana de junho de 2017 (incluindo um processo contra Temer), uma tem chamado atenção. Depois de gravar o presidente, fazer um acordo com a Justiça, ir para os EUA e voltar para o Brasil, Joesley Batista, dono da JBS, foi internado em São Paulo.

Nem bem a notícia (verdadeira) saiu na mídia e boatos (para não dizer mentiras) sobre o estado de saúde dele começaram a viralizar. Na noite de ontem, o Boatos.org desmentiu a informação que apontava que o estado de saúde dele seria grave. Agora, outro boato apareceu.

Um famigerado site que lança notícias falsas na internet soltou “uma bomba”: Joesley Batista teria sido envenenado. O texto aponta que a “Polícia Científica” comprovou tudo por meio de um laudo. Leia:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Dono da Friboi, JOESLEY foi Envenenado – Saiu o Laudo da Policia Cientifica. Joesley foi internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, informou nesta quarta-feira (28) a assessoria do centro médico. Embora a midia tente negar , Joesley foi envenenado, informações vazadas em grupos do whatsapp mostram um laudo onde aponta envenenamento.

De acordo com as perícias realizadas pela Polícia Científica, a causa foi intoxicação exógena por organofosforado, substância comumente utilizada para controle de pragas e conhecida popularmente como chumbinho. O empresário permanece internado ,Oito exames foram realizados para se concluir a real causa da intoxicação do empresário.

Já estão prontos os laudos do exame de DNA, o histopatológico e toxicológico nas vísceras. Restam ser concluídas as perícias das imagens do circuito de segurança do Restaurante onde Joesley fez sua ultima refeição. Os últimos resultados deverão ficar prontos em até 10 dias. Posteriormente, o material deverá ser encaminhado para a Polícia Federal para auxiliar na conclusão do inquérito.

Através de nota oficial, a Secretaria de Defesa Social informou que não existem mais dúvidas quanto ao envenenamento . “Agora as investigações da Polícia é que vão dizer se ele tentou se matar ou se foi envenenado.” esclareceu o assessor de imprensa da SDS Otáviano Tofoll.

Joesley Batista foi envenenado, diz laudo da polícia científica?

É engraçado o rumo que alguns boatos têm tomado na internet. Um site cria o boato, o Boatos.org desmente e, em seguida, outro site aumenta a balela. O que o Boatos.org faz? Tem que desmentir novamente. É exatamente isso que vamos fazer.

Analisando o texto que fala do envenenamento, descobrimos que a estrutura apresentada é a mesma do boato sobre o “estado grave”. Metade do texto é uma cópia de matérias que falaram sobre a internação e metade pura invenção. A prova de que se trata de uma balela está em três fatos. Vamos a eles.

O primeiro é que o site que publicou a história (e não vamos dar o nome aqui) já criou diversos boatos desmentidos no nosso site. Só para citar um exemplo desta semana: a história do uniforme unissex nas escolas surgiu por lá.

O segundo ponto é que o personagens citados na história sequer existem e as informações sobre instituições estão desconexas. Não existe Otaviano Tofoll (seria um genérico do Dias Toffoli?) e a “polícia científica” (órgão ligado à Polícia Civil dos estados) não é ligada à “Secretaria de Defesa Social”. Vale, ainda, destacar que não existe nenhum órgão chamado “Secretaria de Defesa Social” em âmbito nacional.

Só para encerrar. O texto da matéria atribui “ao WhatsApp” a informação de que o dono da Friboi foi envenenado e, ainda por cima, pede o compartilhamento porque “o Brasil precisa saber isso”. Esses são sinais claros de boatos.

Resumindo: a história que aponta que Joesley Batista foi envenenado é falsa. Já é o segundo boato ligado à internação do executivo da JBS que circula online. Quantos mais virão?

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.