Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > João Amoêdo diz que apoia o fim da Operação Lava Jato #boato

João Amoêdo diz que apoia o fim da Operação Lava Jato #boato

Boato – Ex-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, afirmou que defende o fim da Operação Lava Jato.

Desde o início das investigações da Operação Lava Jato, que começou em 2015, a Polícia Federal já realizou muitas conquistas, principalmente em relação a prisões e provas contra personalidades bastante conhecidas na política brasileira.

Entre os momentos marcantes dessa operação, recentemente temos a prisão dos ex-presidentes Michel Temer e Luiz Inácio Lula da Silva. Por seu caráter de combate à corrupção, a Lava Jato é bem avaliada por muitos brasileiros.

Mas parece que nem todo mundo vê a operação com bons olhos. Segundo publicações que andam circulando nas redes sociais, o ex-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, afirmou que apoia o fim das investigações da Operação Lava Jato. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Lembra do João Amoêdo? Aquele que se manteve “isento” no 2° turno, e negou-se a defender o Brasil do PT !! Agora veja a posição do Novo, apoiando o fim da lava jato! Surpresos? O Novo é a nova geração de filhoes do PSDB/PT… Amoedo é Lula de banho tomado e sem cachaça! Discípulo do Soros…. ENTÃO PARECE QUE NADA MUDA … TUDO SOPA DE LETRINHAS … ATÉ APURAR DE FATO AS CIRCUNSTÂNCIAS O POVO PAGA PELO MAL SERVIÇOS …”. Versão 2: “Caiu a máscara do Amoedo! É contra a Lava Jato gente.Quem é contra tem rabo preso, é de esquerda e parceiro dos criminosos presos!”. Versão 3: “Amoêdo!!! Quem votou nele ??? Lembram-se??? Então … Votou pra acabar com a LAVA JATO”.

João Amoêdo diz que apoia o fim da Operação Lava Jato?

A informação causou muito burburinho nas redes sociais e acabou viralizando rapidamente entre os internautas. Mas a pergunta que não quer calar é: será que João Amoêdo teria realmente declarado ser a favor do fim da Operação Lava Jato? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para entender o contexto da história, precisamos entender de onde a informação surgiu. Na metade de março de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou em pauta a discussão sobre quem deveria julgar os crimes comuns conexos a crimes eleitorais, como caixa 2 de campanha junto com corrupção ou lavagem de dinheiro. Atualmente, esse tipo de crime era julgado pela justiça comum.

Após votação, o STF decidiu que o responsável por esse tipo de julgamento deveria ser o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi aí que a confusão começou. Quem foi contra a decisão afirma que a mudança pode deixar as penas mais brandas e que os processos poderiam demorar mais para serem julgados.

João Amoêdo resolveu, então, fazer uma publicação sobre o assunto. O tuíte, publicado no dia 15 de março de 2019, causou verdadeiro frisson nas redes sociais e diversas postagens davam conta de que Amoêdo estaria se posicionando contra a Operação Lava Jato.

Acontece que o conteúdo publicado pelo ex-presidente do partido Novo não possui uma interpretação fechada. E a opinião de que Amoêdo estaria pedindo pelo fim da Operação Lava Jato é, no mínimo, equivocada.

É possível observar que o tuíte apenas cita que, independente do local onde o caso seja julgado, o povo espera que os juízes tenham a mesma idoneidade e os processos sejam julgados corretamente, sem espaço para a impunidade.

Além disso, João Amoêdo ser contra a Operação Lava Jato (e a favor da decisão do STF) é totalmente sem sentido. Vale ressaltar que, logo que a decisão foi anunciada, a bancada do partido Novo na Câmara protocolaram um pedido de emenda ao PL 1.321/2019, para que o julgamento desse tipo de crime continue sendo da Justiça Comum.

Por fim, o próprio João Amoêdo fez uma nova publicação após a prisão do ex-presidente Michel Temer pela Operação Lava Jato, onde enaltece a imparcialidade das investigações.

Em resumo: a história que diz que João Amoêdo declarou ser a favor do fim da Operação Lava Jato é falsa! O tuíte, de fato, existiu, mas, em nenhum momento, fala sobre o fim das investigações. Além disso, o partido Novo já se posicionou contra a decisão do STF e o próprio Amoêdo publicou uma postagem onde enaltece o trabalho dos envolvidos na Operação Lava Jato. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.