Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jean Wyllys diz que população negra e pobre é mais perigosa, afirma boato

Jean Wyllys diz que população negra e pobre é mais perigosa, afirma boato

Boato – Durante CPI, deputado Jean Wyllys afirmou que pessoas negras e pobres são potencialmente mais perigosas que brancos e de classe média.

Não faz muito tempo discutimos aqui sobre como algumas pessoas se tornam alvos fáceis de boatos na internet. Concordamos que celebridades são como ímãs para histórias falsas e que quando o assunto é polêmico ninguém é perdoado.

Vídeo espalha declaração de Jean Wyllys sobre negros e pobres serem mais perigosos
Vídeo espalha declaração de Jean Wyllys sobre negros e pobres serem mais perigosos

Ao que parece o ímã do momento é o deputado do Psol, Jean Wyllys. Há pouco tempo Wyllys ganhou um texto aqui no Boatos.org por supostamente ter sugerido que mulheres que realizassem aborto devem receber licença maternidade. A história era mentira, se bem se lembram.

Pois a história da vez traz um vídeo em que o deputado aparece dizendo que negros e pobres são potencialmente mais perigosos. O caso deixou muita gente ofendida, e principalmente o próprio Jean Wyllys.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Confira o vídeo:

Bem, as imagens mostram uma fala de Jean Wyllys em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as questões de violência que atingem negros e pobres no Brasil. Além disso, o deputado fala da legalização das drogas e acaba em uma discussão direta com o deputado Eder Mauro (PSD/PA).

Bons observadores (e até os mais distraídos se prestarem atenção) podem verificar facilmente que o vídeo foi completamente editado. A edição, aliás, é bem grosseira e cheia de engasgos.

O vídeo foi postado na página do deputado Eder Mauro no Facebook, que abertamente discorda das ideias defendidas por Jean Wyllys. Pois bem, sem tomar partido no caso, é preciso esclarecer que as coisas não aconteceram como o vídeo dá a entender.

Acontece que em seu discurso original Wyllys falou da existência do imaginário de que pessoas negras e pobres são potencialmente mais perigosas que brancos de classe média e como isso está impregnado nas forças militares.

Como dissemos antes, Jean Wyllys ficou aborrecidíssimo com o boato e facilitou nosso trabalho. Em sua página no Facebook ele mostra o vídeo sem edição onde fala sobre o fatídico assunto em seu devido contexto.

Ou seja, não há declaração ofensiva sobre negros e pobres, há apenas um apontamento feito pelo deputado. E nunca é demais reforçar que distorcer as coisas também é boataria. Na dúvida, não compartilhem bobeira, é tão feio quanto para quem distorce tudo em prol de um boato.