Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Javier Milei, presidente da Argentina, não escreveu “Lula ladrón” em uma publicação do presidente brasileiro

Javier Milei, presidente da Argentina, não escreveu “Lula ladrón” em uma publicação do presidente brasileiro

Javier Milei escreveu Lula ladrón em resposta ao presidente brasileiro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Após Lula cumprimentar Javier Milei pela vitória na Argentina, ele respondeu “Lula ladrón” na publicação do presidente brasileiro

Análise

A vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais na Argentina tem dado o que falar ao redor do mundo. Logo após o resultado ser divulgado, representantes do mundo todo enviaram cumprimentos ao novo presidente da Argentina, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que Javier Milei não recebeu muito bem os cumprimentos de Lula. Segundo uma história, o presidente eleito da Argentina teria respondido “Lula ladrón, tu lugar está en la prisión” na publicação do presidente Lula. Confira:

Versão 1: “KKKKKKKK. OLHA A RESPOSTA DE MILEI PRA O DESGOVERNO DO LULA No Tweeter oficial, segundo MILEI o  b ” ladrão” foi parabenizar, após tentar  tudo pra que MILEI perdesse a eleição. MILEI responde ” LULA Ladrão, teu lugar é na prisão” Veja no conto em baixo marcado”. Versão 2: “*MILEI RESPONDE POST DE LULA LADRÃO ESTUPRADOR  NO TWITTER (X) COM A FRASE : _”LULA LADRÃO, SEU LUGAR É NA PRISÃO”_*”. Versão 3: “”Lula Ladrón, tu lugar está en la prisión.” MILEI, J.”.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

A história se espalhou rapidamente nas redes sociais, especialmente, no X (antigo Twitter) e foi amplamente divulgado por pessoas que não apoiam Lula. Apesar disso, a história apresenta alguns detalhes que nos deixam com dúvidas, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto (o que seria um escândalo). Todas essas são características de fake news na internet.

A partir daí, separamos três perguntas para te responder se essa história é verdadeira ou não: 1) É verdade que Milei escreveu “Lula Ladrón” como resposta? 2) O que ele falou sobre Lula depois de eleições argentinas? 3) O presidente eleito da Argentina já chamou o presidente do Brasil de ladrão?

Checagem

É verdade que Milei escreveu “Lula Ladrón” como resposta?

Não. A imagem que está sendo compartilhada trata-se de uma montagem. Não há registros de que o presidente da Argentina, Javier Milei, tenha publicado essa frase e também não encontramos nada sobre tuítes apagados. Se isso não bastasse, a montagem foi tão mal feita que é possível ver de longe que se trata de uma montagem: a suposta frase está sobreposta em um outro tuíte.

O que Milei falou sobre Lula depois de eleições argentinas?

Após sua vitória nas eleições argentinas, Javier Milei mudou o tom sobre muitos pontos. Depois de dizer que cortaria relações com o Brasil e com a China, Javier Milei voltou atrás. O novo presidente da Argentina enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o convidou para sua festa de posse. A carta também falava sobre o desejo de construir laços enquanto os dois forem presidentes e destaca que Milei gostaria de encontrar Lula em breve.

O presidente eleito da Argentina já chamou o presidente do Brasil de ladrão?

Sim. Em 2021, quando os rumores indicavam que Lula iria se candidatar à Presidência do Brasil no ano seguinte, Milei chamou Lula de “ladrão”. Já em 2022, durante a campanha presidencial, ele apareceu diversas vezes ao lado de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e chegou a gravar um vídeo chamando Lula de “presidiário comunista”, pedindo votos para Bolsonaro.

Conclusão

Fake news ❌

O presidente da Argentina, Javier Milei, não escreveu “Lula ladrón” em uma publicação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A imagem que está circulando com a história trata-se de uma montagem. É possível ver que a suposta frase está sobreposta a outro comentário (o original). De fato, Milei já ofendeu Lula nos últimos anos, chamando o presidente brasileiro, inclusive, de “ladrão” e “presidiário comunista”. Mas após a vitória nas eleições argentinas, ele mudou o tom e chegou a enviar uma carta para Lula o convidando para sua festa de posse e falando sobre construir laços.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)