Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Janones diz que Lula vai acabar com o Auxílio Brasil para se vingar dos mais pobres #boato

Janones diz que Lula vai acabar com o Auxílio Brasil para se vingar dos mais pobres #boato

Janones diz que Lula vai acabar com o Auxílio Brasil para se vingar dos mais pobres, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, André Janones denuncia, após perder cargo no governo, que Lula decidiu acabar com o Auxílio Brasil para se vingar dos mais pobres.

O governo de transição do presidente eleito Lula está dando os primeiros passos. Com isso, algumas fake news estão deixando o tema eleições e partindo para o tema “novo governo”. É o caso de um vídeo atribuído ao deputado federal André Janones.

No vídeo, ele fala que Lula quer acabar com o Auxílio Brasil para se vingar dos mais pobres. Ela diz ainda que o presidente eleito que “ferrar com os pobres”. Leia algumas das mensagens que circulam online e confira a transcrição do vídeo:

Versão 1: O boca de sacola do Janones já foi isolado pelo pt, sem nenhum cargo e com risco de ser cassado, apenas 10 dias após as eleições já tá falando o que todos sabemos sobre o lula, que ele quer ferrar os mais pobres…. Toma distraído Versão 2: Danones não ganhou cargo e tá contando a verdade. Faz “L” agora bando de trouxas. Agora que esse Louco viu a merda que fez, está denunciando o outro mentiroso.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Transcrição: pessoal, atenção, aqui o deputado federal André Janones falando ao vivo direto aqui de Brasília pra todo o Brasil. Estou aqui no CCBB, o Centro Cultural Banco do Brasil, onde está acontecendo a transição que é o governo provisório do Lula. Que ele já está atuando como presidente da república. Eu tenho uma bomba pra trazer aqui pra vocês. Eu acabei de falar com o presidente e eu preciso que vocês me ajudem a impedir. Quer acabar com o auxílio pra vingar de vocês.

Ele quer vingar do povo mais pobres pra não ter dinheiro pra auxílio no ano que vem. Então a estratégia dele é acabar com o auxílio. Eu preciso que vocês compartilhem muito o dedo nessa live aí nos grupos de compra e venda, grupo da cidade de vocês, brechó tudo grupos aí aonde for pra gente denunciar e impedir. Tá? E colocaram uma tal de PEC da transição lá pra ser votada né? Ah o Lula colocou pra tentar porque ele quer ferrar com os pobre. E agora está a prova e agora gente não é mais fala de político não. Eleição passou. Tem documento aqui. Tem prova. Povo não vai admitir ficar sem o sem o auxílio O Lula falou que pra ele acabou o auxílio no Brasil. Estamos

Janones diz que Lula vai acabar com o Auxílio Brasil para se vingar dos mais pobres?

O vídeo se espalhou muito entre pessoas que não gostam de Lula. Porém, é falsa a informação que aponta que André Janones “rachou com o presidente eleito” e que começou a atacá-lo em um vídeo.

A mensagem já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Ela é alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que comprove o suposto racha. Pelas últimas postagens dele, Janones parece continuar apoiando Lula.

Mas e o vídeo? Simples: ele foi cortado diversas vezes para ser retirado de contexto. O próprio Janones desmentiu a informação em redes sociais. Veja o que ele escreveu a respeito do assunto:

Graças ao gado burro divulgando trecho de uma live minha fora de contexto, onde na verdade denuncio que Bolsonaro quer impedir o auxílio de 600, as pessoas estão entrando no face pra assistir e em 24 horas tá com 2,4 milhões de views, 171 mil compartilhamentos e 215 mil curtidas!

Ao procurar pelo vídeo, não demorou muito para a gente perceber que, de fato, o vídeo foi cortado para ser retirado de contexto. Assista ao vídeo certo abaixo e leia a transcrição dele:

Transcrição: pessoal, atenção, aqui o deputado federal André Janones falando ao vivo direto aqui de Brasília pra todo o Brasil. Estou aqui no CCBB, o Centro Cultural Banco do Brasil, onde está acontecendo a transição que é o governo provisório do Lula. Que ele já está atuando como presidente da república. Eu tenho uma bomba pra trazer aqui pra vocês. Eu acabei de falar com o presidente e eu preciso que vocês me ajudem a impedir. Eu vou até mostrar documentos aqui pra vocês. O presidente Bolsonaro quer acabar com o auxílio pra vingar de vocês.

Ele quer vingar do povo mais pobres por ter votado no Lula acabando com o auxílio, tirando o benefício de vocês. Vocês lembram quando eu falei com vocês durante a campanha que se Bolsonaro fosse eleito, acabou Auxílio Brasil, acabou Auxílio Emergencial, acabou tudo. Muita gente disse que é mentira, mas agora tá a prova. Os técnicos aqui, o pessoal que está trabalhando. Está aqui toda a documentação que prova, se está aqui, oh, todos os documentos aqui, depois eu vou colocar aqui nas redes pra você. Agora é comprovado, pessoal. O presidente Lula comprovou que o que ele fez, o Bolsonaro, fez um arrombo nos cofres.

Falando popular, ele pegou o dinheiro de você, limpou os cofres pra não ter dinheiro pra auxílio no ano que vem. Então a estratégia dele é acabar com o auxílio. Eu preciso que vocês compartilhem muito o dedo nessa live aí nos grupos de compra e venda, grupo da cidade de vocês, brechó tudo grupos aí aonde for pra gente denunciar e impedir. Tá? E colocaram uma tal de PEC da transição lá pra ser votada né? Ah o Lula colocou pra tentar garantir o pagamento do auxílio que ele falou que não abre e por isso… vocês lembram quando eu uni com ele eu vim aqui no Facebook pedir voto?

Tinha gente que me critica. Eu falei “gente quem defende os pobres é o Lula. Sem ele não vai ter auxílio mesmo”. Mesmo você que votou no Bolsonaro agora você tem que dar o braço a torcer porque você estava errado porque ele quer ferrar com os pobre. E agora está a prova e agora gente não é mais fala de político não. Eleição passou. Tem documento aqui. Tem prova. Bolsonaro limpou os cofres para impedir o pagamento do auxílio. Se ele tivesse ganhado, chance zero do auxílio continuar. Como Lula, a gente tá precisando de vocês para aprovar essa PEC só que essa é a denúncia principal.

Atenção, o Bolsonaro está mobilizando os deputados dele, os senadores, a base dele pra não aprovar a PEC. Que que é isso não aprovar a PEC? Pra não aprovar ter dinheiro para o povo pobre. O povo que precisa do auxílio. Então ele está tentando impedir. E a gente precisa mostrar nossa pressão aqui pra mostrar que quem manda é o povo. Essa sim, chama PEC da transição, que que é PEC da transição? É o projeto que permite continuar o auxílio. E uma notícia boa, no valor de R$ 600. Lula cumprindo com a palavra, R$ 600. E ainda um valor a mais para mães solteiras, mães solo. Bolsonaro tentando livrar, vingar dos mais pobres. Povo não vai admitir ficar sem o sem o auxílio O Lula falou que é questão de honra que ele vai para o pau mesmo que ninguém vai impedir dele pagar o auxílio pra vocês.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que André Janones disse que Lula quer acabar com o Auxílio Brasil para se vingar do povo. O vídeo que está circulando é a adulteração de uma live de Janones que falava a favor do presidente eleito.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso