Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mulher que tirou foto com Bolsonaro não é a primeira-dama Janja Lula da Silva

Mulher que tirou foto com Bolsonaro não é a primeira-dama Janja Lula da Silva

Janja posou para selfie junto com Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A primeira-dama Janja Lula da Silva posou para um selfie junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro

Análise

Tem circulado na internet uma mensagem que aponta para algo que teria ocorrido durante um passeio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Um vídeo de uma fã tirando uma foto com ele teria tudo para passar despercebido se não fosse um detalhe: a mulher era muito parecida com a primeira-dama Janja Lula da Silva.

Não demorou para algumas mensagens apontarem que seria a própria esposa de Lula que havia ido tirar uma foto com Bolsonaro. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Versão 1: Janja tietando o Bolsonaro…. Isso é postura de uma primeira-dama? Versão 2: A medalha 3 i do Bolsonaro precisa mudar para 4 i. É preciso acrescentar o i de irresistível. O homi é irresistível que até a Janja correu para tirar foto com ele. Versão 3: Até a Janja foi tirar foto com Bolsonaro.

Checagem

Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) A mulher que tirou a foto selfie com Bolsonaro é a primeira-dama Janja? 2) Qual é o contexto da foto que circulou como se fosse de Janja? 3) O que Bolsonaro e a primeira-dama falaram sobre o assunto?

A mulher que tirou a foto selfie com Bolsonaro é a primeira-dama Janja?

Não é. Apesar da semelhança, um pouco de pensamento lógico já mataria a charada. É zero a chance de Janja parar Bolsonaro na rua para tirar uma selfie (assim como é zero a chance de Michelle Bolsonaro tirar uma foto com Lula). Tanto que quem tratou a história de modo sério apontou para o óbvio: de que era uma sósia.

Qual é o contexto da foto que circulou como se fosse de Janja?

A foto foi registrada no Rio de Janeiro no dia 4 de janeiro de 2024. Na ocasião, apoiadores de Bolsonaro trataram o caso de forma jocosa. Tanto que a gente jogou essa história para o nosso fim da fila de checagem (só estamos verificando porque há ainda pessoas querendo saber se é verdade no site).

O que Bolsonaro e a primeira-dama falaram sobre o assunto?

Janja nada falou sobre o assunto (até porque é uma pauta um tanto quanto favorável a Bolsonaro). Já Bolsonaro declarou que não havia percebido a semelhança e, ao ver a foto, disse que a apoiadora era mesmo parecida.

Conclusão

Fake news ❌

Se você (ou alguém) tinha alguma dúvida em relação ao assunto, não tenha mais. É falso que a pessoa que tirou um selfie junto com Bolsonaro seja a primeira-dama Janja Lula da Silva. Tratava-se de uma sósia e qualquer coisa fora disso é fake.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).