Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo “Janja fala aos brasileiros” é manipulado e coloca palavras “na boca” da primeira-dama

Vídeo “Janja fala aos brasileiros” é manipulado e coloca palavras “na boca” da primeira-dama

Janja fala aos brasileiros sobre viagens internacionais em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – A primeira-dama gravou um vídeo com título “Janja fala aos brasileiros” em que cita viagens e xinga a população. 

  Análise

Neste primeiro ano de governo, o presidente Lula tem cumprido diversas agendas no exterior (conforme ele já havia falado que faria). Neste contexto, está circulando na internet uma história que aponta para uma suposta declaração da primeira-dama Janja Lula da Silva.

Em um vídeo, Janja supostamente teria falado sobre as suas viagens em 2023. Ela teria contado detalhes do que gostou e não gostou e zombou das pessoas. “Janja fala aos brasileiros”, diz a legenda do conteúdo. Leia a transcrição e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Povinho, meu nome é Janja, mais conhecida como Esbanja. Tenho notado pelas redes sociais a inveja que os brasileiros têm em relação às viagens internacionais de luxo, minha e de meu ditador favorito, o Lulinha. Não devo nem chamar vocês de brasileiros e sindicovinho esclarecer neste vídeo cada viagem da Fab, que é um verdadeiro luxo, que fiz junto com meu velho da lancha, ou melhor, meu velho da Fab. 

Para vocês que são mulinhas, Fab é Força Aérea Brasileira. Tudo começa com uma linda viagem para a Argentina e Uruguai de três dias depois em dois dias fomos visitar os imperialistas americanos e comprar um iPhone novo em Nova York porque eu mereço. Seguimos com cinco dias em uma viagem histórica até a China para comprar pastel de frango e demos uma passadinha para ver os milionários dos Emirados Árabes, é só luxo. 

Em seguida, passamos seis dias na Europa, como ama a Europa. Visitamos Portugal, Espanha e Reino Unido, hospedando somente em hotéis de luxo. Me senti uma rainha da Inglaterra. Continuando com o tour, fui até o Japão ver os japoneses trabalharem. Alguém tem que trabalhar nesse planeta. Depois eu voltei para a Europa com mais cinco dias. Nossa, como amo Europa povinho civilizado 

Fui visitar a Itália, França e Vaticano, o Papa até nos recebeu, mas cá entre nós, prefiro o Candomblé, esse negócio de Jesus na cruz já tá batido e para não perder o hábito, voltei para a Argentina, Colômbia e Paraguai visitar os nossos amigos comunistas seguir com a revolução que está um luxo. Depois eu e meu amorzinho voltamos para a Europa para acabar com o tédio do Brasil. E para finalizar mesmo contra a minha vontade estamos indo para a Índia. Não gosto desse povo. Só comem lixo e não tomam banho fazer o que? 

O valor total de gastos até agora é de trinta milhões de reais. Mas quem está contando esse dinheiro? O valor é irrisório porque eu e o Lulinha merecemos do bom e do melhor. E o luxo é tudo de bom. Eu adoro que esteja tudo esclarecido por vinho. Não esqueçam de pagar as taxas, tributos, multas e impostos. Desta forma vocês garantem a boa vida minha e do Lulinha.

@.patriota..brasil Qual sua opinião? Inscreva-se e Compartilhe. #lula #viral #lulapreso #viraltiktok #luladitador #lulacomunista #lulanuncamais  #lulacondenado #viraltiktokvideo  #viraltiktokvideos ♬ Lula Lá 2022 – Esquerda Festiva

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a três questões. 1) O vídeo “Janja fala aos brasileiros” foi gravado pela primeira-dama? 2) Em algum momento, Janja deu alguma declaração do tipo? 3) As acusações de que estão “esbanjando” em viagens é real?

O vídeo “Janja fala aos brasileiros” foi gravado pela primeira-dama?

Não! Apesar de o vídeo estar convincente (o que pode enganar muitas pessoas que só ficam vendo imagens e lendo legendas, o áudio mostra claramente que não se trata de Janja. Na verdade, o vídeo original é da campanha eleitoral de 2022. No vídeo, Janja se apresenta e fala sobre as políticas de Lula para mulheres. Assista:

Em algum momento, Janja deu alguma declaração do tipo?

Mais importante do que falar do vídeo, é falar do conteúdo. Em nenhum momento, Janja deu declarações desrespeitosas com as pessoas como as contidas no vídeo. Por sinal, não é do feitio dela fazer tais declarações.

As acusações de que estão “esbanjando” em viagens é real?

Por um lado, o governo Lula tem um recorde de viagens. Por outro, há algumas explicações para isso: especialistas defendem que um dos motivos é uma tentativa de “recuperação da imagem do Brasil no exterior”. Viagens como estas podem gerar laços com parcerias e atrair investimentos.

Por outro lado, o fato de Janja ter viajado neste primeiro ano mais do que Michelle Bolsonaro em quatro anos de governo (mesmo com dois anos de pandemia) abre margem para críticas em relação à importância de a primeira-dama estar nas viagens e sobre dinheiro público. Ou seja: não temos resposta para esta questão.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Janja tenha gravado um vídeo debochando de brasileiros por conta das viagens internacionais. Também é falso que ela tenha falado qualquer coisa neste sentido. Neste caso, temos uma dupla fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm