Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Janja assumirá a Presidência da República enquanto Lula se recupera de uma cirurgia que fez recentemente

É falso que Janja assumirá a Presidência da República enquanto Lula se recupera de uma cirurgia que fez recentemente

Janja vai assumir a Presidência da República no lugar de Lula, diz boato (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Boato – Enquanto Lula estiver afastado, a primeira-dama Janja Lula da Silva vai assumir a Presidência da República. 

Análise

Por causa de uma cirurgia no quadril, o presidente Lula deve ficar afastado de eventos públicos por alguns meses. É neste sentido que está circulando na internet uma história baseada em uma matéria da Folha de S.Paulo que aponta para a primeira-dama Janja Lula da Silva.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, os momentos em que Lula ficaria fora da Presidência teriam uma substituta: Janja seria a nova presidente (ou presidenta) do Brasil. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Vídeo: é falso que Aphelion chega amanhã e vai trazer frio

Versão 1: …e Janja assume a Presidência da República. Afinal, vcs votaram foi nela, né? Versão 2: BOMBATÔMICA Lula disse que a Janja pode substitui-lo na presidência, ou seja, meteu o pé na bunda do Alkmin. Isso é ilegal… Versão 3: ¨Janja ¨, assumirá a Presidência do Brasil , vc está preparado .

Antes de fazer a checagem, precisamos fazer uma contextualização sobre como a informação circulou na internet. Tudo começou com uma matéria da Folha que apontava que Janja seria a “substituta” de Lula em alguns eventos. A partir daí, sites com viés de direita estão apontando que Janja seria uma como “presidente do país” no período em que Lula está fora. Por fim, perfis passaram a apontar que Janja seria, de fato, a nova presidente.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. 1) É verdade que Janja vai assumir a Presidência da República no lugar de Lula? 2) Há possibilidade de isso ocorrer? 3) É verdade que Janja irá assumir o “simbólico” de Lula durante alguns eventos?

É verdade que Janja vai assumir a Presidência da República no lugar de Lula?

Não é verdade. Para começar, a teoria que está circulando na internet é uma distorção do que foi noticiado na matéria da Folha de S.Paulo. Em nenhum momento, a matéria original falou que a primeira-dama assumiria a Presidência no lugar de Lula. Mais do que isso: sequer há possibilidade de isso ocorrer.

Há possibilidade de isso ocorrer?

Como falamos acima, não. Consta na Constituição qual é a linha sucessória no caso de vacância permanente ou temporária do cargo. “Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal”, diz o Art. 80. Primeira-dama não está na linha sucessória.

É verdade que Janja irá assumir o “simbólico” de Lula durante alguns eventos?

Nem isso é, exatamente, confirmado. É possível que Janja vá em alguns eventos públicos (algo que já faz, como em casos de algumas viagens internacionais), mas o próprio Twitter do presidente Lula desmentiu que haverá a “substituição”. Ele escreveu “nada disso procede”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Janja vai assumir o cargo de presidente no lugar de Lula enquanto ele estiver se recuperando de uma cirurgia. Isso é impossível dentro da Constituição e até mesmo a teoria de substituição “simbólica” foi desmentida pelo presidente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm