Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jabor diz que Amoêdo iria para o 2º turno se tivesse votos de quem diz que ele é o melhor #boato

Jabor diz que Amoêdo iria para o 2º turno se tivesse votos de quem diz que ele é o melhor #boato

Boato – Arnaldo Jabor afirmou no Twitter que João Amoêdo (NOVO) iria para o 2º turno se todos que dizem que ele é o melhor candidato votassem nele.

Se tem alguém que é figura carimbada nas declarações apócrifas na internet, esse alguém é Arnaldo Jabor. O que não falta na web é texto falando que “ele disse isso”, “disse aquilo” etc. E é claro que não iria faltar uma fala dele relacionada às eleições de 2018.

Há alguns dias começou a circular na internet um suposto tuíte de Arnaldo Jabor apoiando o candidato à Presidência da República João Amoêdo (NOVO). De acordo com a postagem, o jornalista teria conclamado as pessoas a votar em Amoedo por um motivo “matemático”: se todos que gostam votassem nele, ele iria para o segundo turno.

O post, que pode ser acessado aqui, diz o seguinte: “Se todo mundo que diz que “o Amoedo é o melhor candidato, mas não tem chance”, votasse no Amoedo, ele, no mínimo, iria pro segundo turno. Arnaldo Jabor”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Se você acha que a postagem que seria de Jabor parou no tuíte, se engana. A mensagem foi compartilhada pelo próprio Twitter oficial de Amoêdo (não sabemos se foi compartilhada por causa da assinatura ou por causa do conteúdo) e “virou meme” no Facebook.

Atenção! Textos falsos atribuídos a Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia sempre circulam na web. Saiba quando desconfiar:

Arnaldo Jabor diz que Amoêdo iria para o 2º turno se tivesse votos de todos que dizem que ele é o melhor?

Opinião é opinião e não tem discussão (caramba, até rimou). Por isso, não vamos discutir aqui se a premissa está certa ou como João Amoêdo “caiu na fake news”. Mas uma coisa é fato: Arnaldo Jabor não saiu em defesa do candidato do Partido Novo e tampouco fez a publicação. Vamos aos fatos.

O histórico de Jabor (que a cada dez virais deve ter uns nove falsos e um real) já nos deixou em alerta em relação à veracidade da história. O fato do jornalista ter errado o nome de Amoêdo (escrito como “Amoedo”) também não ajuda muito. Com base nessa informação prévia, fomos atrás de mais detalhes.

A primeira coisa que fizemos foi buscar por outras fontes que atestem que Arnaldo Jabor está tão focado assim na campanha do político do Partido Novo. Não encontramos. Dentre os últimos comentários publicados na Rádio CBN estão muitos assuntos internacionais e muito pouco de política partidária. Ele chegou a atacar Ciro Gomes, Bolsonaro, Lula e “políticos em geral”. Mas não chegou a falar em João Amoêdo.

Já sabendo que Jabor não falou publicamente sobre o candidato do partido Novo, resolvemos analisar o perfil do Twitter que escreveu a frase sobre o presidenciável. E foi aí que vimos que se trata de um fake. Para começar a página não tem o nome de Jabor escrito. Se você analisar a URL https://twitter.com/ArnaIdoJabor, vai ver que está escrito Arnaido (com o “I” maiúsculo) e não Arnaldo.

Mais uma olhada e você vai ver um perfil que não condiz com o “perfil” do jornalista. A página lança, às dúzias, declarações soltas sobre política no pais. Detalhe: muitas com erros de português, opiniões que não condizem com a do jornalista e sem um link sequer para os reais trabalhos de Jabor.

Para “coroar” a farsa, procuramos no site oficial do jornalista pelos perfis oficiais dele. E aí chegamos à página https://twitter.com/JaborReal. Apesar de ter menos seguidores do que a página “Arnaido”, ele é o perfil real do jornalista no Facebook. Detalhe: desde 2017 não é atualizado (Jabor deve ter percebido que já tem muita gente que escreve por ele).

Resumindo: apesar de ter circulado muito na internet, o texto de “apoio” a João Amoêdo não foi escrito por Arnaldo Jabor. O perfil que publicou a informação é fake e a mensagem é mais uma balela para entrar no rol de textos apócrifos atribuídos ao jornalista.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html