Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Irmão de Rodrigo Pacheco não está envolvido com tráfico de drogas

Irmão de Rodrigo Pacheco não está envolvido com tráfico de drogas

Irmão de Rodrigo Pacheco está envolvido com tráfico de drogas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Allan dos Santos denunciou que o irmão de Rodrigo Pacheco está envolvido com tráfico de drogas, foi detido, mas não foi preso

Análise

2024 é ano de eleição. Neste ano, temos eleições municipais que vão eleger prefeitos e vereadores em todos os municípios brasileiros. E é óbvio que as fake news de cunho político não demorariam a aparecer. Aliás, elas sequer foram embora.

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o irmão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, estaria envolvido com tráfico de drogas. Segundo a publicação, o blogueiro Allan dos Santos teria feito a denúncia durante sua participação em um podcast. Ainda segundo a história, Allan teria afirmado que o irmão de Pacheco chegou a ser pego, porém, não foi preso. Confira:

Versão 1: “*** Irmão do Senador Rodrigo Pacheco envolvido com tráfico. Alexandre de moraes da suprema corte tem todos na coleira…”. Versão 2: “URGENTISSIMO. E por isso que Rodrigo Pacheco não mexe um dedo para abrir processo de impeachment do Alexandre de Moraes. ACUSAÇÃO GRAVE DE ALAN DOS SANTOS”.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

A história começou a ser compartilhada nas redes sociais, em especial, no Facebook e logo viralizou. Apesar disso, a história apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunuicação confiáveis.

A partir daí, decidimos investigar um pouco mais essa história e agora vamos te contar todos os detalhes para você não acreditar nela: 1) Irmão de Rodrigo Pacheco está envolvido com o tráfico? 2) Allan dos Santos falou no vídeo que o irmão do Rodrigo Pacheco está envolvido com o tráfico? 3) As informações do vídeo estão corretas?

Checagem

Irmão de Rodrigo Pacheco está envolvido com o tráfico?

Não. Não existe nenhuma  informação que relacione o irmão de Rodrigo Pacheco com o tráfico de drogas. Além disso, o vídeo que mostra o blogueiro Allan dos Santos, que serviria como prova, foi totalmente retirado de contexto.

Allan dos Santos falou no vídeo que o irmão do Rodrigo Pacheco está envolvido com o tráfico?

Não. O vídeo não tem nada a ver com isso. Na realidade, as imagens mostram Allan dos Santos fazendo uma acusação contra “o irmão do ex-presidente do Senado”, que, na época, era Davi Alcolumbre. O vídeo foi transmitido, ao vivo, no dia 17 de outubro de 2022, em Na Gringa Podcast. As acusações de Allan do Santos vieram como uma crítica pelo fato dele estar respondendo no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo o que estava publicando na época e o “irmão de Alcolumbre” não.

As informações do vídeo estão corretas?

Não. Para começo de história, a pessoa envolvida com tráfico de drogas não era o irmão de Davi Alcolumbre, mas sim o seu primo. Depois, também é falso que o homem não foi preso. No dia 20 de outubro de 2021, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra o tráfico internacional de drogas em diversos estados do Brasil. No Amapá, a PF prendeu Isaac Alcolumbre, primo de Davi Alcolumbre, após cumprir mandados de busca e apreensão e prisão preventiva por associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Depois da prisão, Isaac Alcolumbre foi indiciado pela Polícia Federal por tráfico de drogas e organização criminosa, no dia 22 de fevereiro de 2022. Atualmente, o processo segue em segredo de Justiça. Por fim, Allan dos Santos não está sendo investigado por “crime de opinião”. Na realidade, o blogueiro passou a ser investigado pelo STF por meio dos inquéritos das fake news e das milícias digitais antidemocráticas. Ele foi acusado de criar perfis e publicar conteúdos ofendendo e atacando ministros do STF (inclusive, divulgando os números telefônicos pessoais dos ministros) e instigando atos antidemocráticos. Hoje, Allan dos Santos é considerado um foragido da Justiça.

Conclusão

Fake news ❌

O irmão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não está envolvido com tráfico de drogas. Na realidade, a história se baseia em uma acusação feita pelo blogueiro Allan dos Santos retirada de contexto. O vídeo usado como prova foi gravado no dia 17 de outubro de 2022. Na época, o presidente do Senado era Davi Alcolumbre. Além disso, as acusações são falsas. A pessoa que foi presa e indiciada por envolvimento com tráfico de drogas foi o primo de Davi Alcolumbre, Isaac Alcolumbre, e não o seu irmão. Se isso não bastasse, Isaac foi preso e indiciado pela Polícia Federal e não escapou da Justiça.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).