Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Notícia que fala que inquérito aponta que Lula quebrou relógio no 08/01 é satírica

Notícia que fala que inquérito aponta que Lula quebrou relógio no 08/01 é satírica

Inquérito militar aponta que Lula quebrou relógio no 0801, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Inquérito militar aponta que a pessoa que quebrou o relógio do Palácio do Planalto é o presidente Lula.

  Introdução

Nos últimos dias, uma notícia da Folha de S.Paulo chamou atenção. Segundo o jornal, um inquérito militar apontava para um erro do governo Lula pelos ataque de 8 de janeiro. A partir daí, outra história começou a circular na internet.

De acordo com mensagens em redes sociais que apontavam para um link do jornal O Globo, um inquérito militar havia, também, descoberto que foi Lula que quebrou o relógio dado de presente para Dom João VI que estava no Palácio do Planalto. Leia uma das mensagens que circula online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

No inquérito militar afirma que FOI LULA QUE QUEBROU O RELÓGIO Me ajudem que estou sem palavras. Inquérito militar sobre 08/01 diz que Lula quebrou o relógio

  Análise

A mensagem circulou acompanhada de comentários em diversas redes sociais. Dentre as características, a que chama atenção é a citação de uma fonte confiável (um link do jornal O Globo).

Para realizar a checagem, vamos responder a algumas perguntas. Uma delas é se há um inquérito militar que acuse Lula de quebrar o relógio no Palácio do Planalto? Outra é se Lula, de fato, tem culpa no caso do relógio no Palácio do Planalto. A terceira é por que desmentimos uma notícia como essa?

Checagem

Há um inquérito militar que acuse Lula de quebrar o relógio no Palácio do Planalto?

Não há. O inquérito noticiado pela Folha não culpa o presidente “em sua pessoa”. Aponta (e estas são as críticas) que houve negligência do governo em deter os manifestantes golpistas. Mais do que isso, há outro elemento.

O link que está sendo compartilhado como verdade é, na realidade, da seção Sensacionalista, dentro do O Globo. A página, conhecida por muitos (mas não por todos), só publica notícias fictícias.

Outra é se Lula, de fato, tem culpa no caso do relógio do Palácio do Planalto?

Não tem. As imagens mostram que o homem que quebrou o relógio é Antônio Claudio Alves Ferreira. Ele é morador de Catalão em Goiás e está preso desde janeiro em Uberlândia (MG).

Por que desmentimos uma notícia como essa?

Como sempre falamos, não costumamos desmentir notícias criadas diretamente em sites satíricos (até porque seria uma tarefa inviável). Apenas o fazemos quando percebemos que há compartilhamentos dos links por parte de pessoas que não entenderam que era uma “brincadeirinha” ou, ainda, se o conteúdo saiu do site original para ser espalhado por aí.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que um inquérito militar apontou que foi Lula que quebrou o relógio do Palácio do Planalto em 08/01. Quem fez o ato de vandalismo foi outra pessoa e a “notícia” saiu de um site de humor.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm