Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Infraero e Anac confirmaram presença de Trump em ato pró-Bolsonaro

É falso que Infraero e Anac confirmaram presença de Trump em ato pró-Bolsonaro

Infraero e Anac confirmam que Trump estará em manifestação a favor de Bolsonaro em 25 de fevereiro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A Infraero e a Anac confirmaram que avião de Donald Trump vai chegar ao Brasil para a manifestação de 25 de fevereiro a favor de Bolsonaro.

Análise

Em meio à expectativa de bolsonaristas em relação a um ato a favor do ex-presidente marcado para o dia 25 de fevereiro de 2024, está circulando na internet um suposto print de um portal de notícias g1.

De acordo com o print, o presidente da Anac Tiago Sousa Pereira e o presidente da Infraero Rogério Amado Barzellay teriam confirmado que o avião do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chegaria ao Brasil no dia 25 de fevereiro.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Junto à mensagem, tem gente falando que essa seria a prova que o ato a favor de Bolsonaro teria a presença dele. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Grande notícia. Dia 25 de fevereiro Trump estará na Paulista. Presidente José Milei (Argentina) também estará. E assim vai crescendo a adesão. Vamos mostrar a todos que os Patriotas mandam no Brasil. Afinal, somos nós que sustentamos isso tudo.

INFRAERO e ANAC confirmam agendamento de pouso em Guarulhos avião do ex Presidente dos EUA Tiago Sousa Pereira presidente da ANAC e o presidente da INFRAERO Rogério Amado Barzellay confirmaram que o avião do empresário e ex Presidente dos EUA Donald Trump pousará no Aeroporto Internacional de Guarulhos no próximo dia 25 de fevereiro. Por João da Silva
14/02/2024 15:45 Atualizado há 9 minutos

Versão 2: O que será que será que Donald Trump vem fazer no Brasil em 25 de fevereiro? Fiquei confuso… Ah, já sei. Ele vem para reunião de ministros das finanças dos países membros do G20, que começa no dia seguinte.

AVIAÇÃO INFRAERO e ANAC confirmam agendamento de pouso em Guarulhos avião do ex Presidente dos EUA
Tiago Sousa Pereira presidente da ANAC e o presidente da INFRAERO Rogério Amado Barzellay confirmaram que o avião do empresário e ex Presidente dos EUA Donald Trump pousará no Aeroporto Internacional de Guarulhos no próximo dia 25 de fevereiro. Por João da Silva 14/02/2024 15:45 Atualizado há 9 minutos Avião do ex presidente Donald Trump, saiba como vê-lo no aeroporto de Cumbica

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a Anac e a Infraero confirmaram que o avião de Trump vai chegar ao Brasil? 2) O g1 noticiou que o avião de Trump vai chegar ao Brasil em 25 de fevereiro? 3) O ex-presidente dos EUA vai comparecer ao ato a favor de Bolsonaro no dia 25 de fevereiro?

É verdade que a Anac e a Infraero confirmaram que o avião de Trump vai chegar ao Brasil?

Não é verdade. Apesar do alarde em relação ao avião de Donald Trump, é falso que a Anac e a Infraero tenham dado a tal confirmação. Não consta a tal “notícia” em nenhuma fonte confiável (tampouco no g1) e sequer a história tem lógica.

Não é papel do presidente de agências governamentais como a Anac e Infraero falarem publicamente quem vai chegar ou não no Brasil para uma “visita”.

O g1 noticiou que o avião de Trump vai chegar ao Brasil em 25 de fevereiro?

Como falamos, não. Não consta em nenhum link do g1 a tal notícia. Mais do que isso: essa história de print do g1 é mais do que manjada. Normalmente, as pessoas modificam o código-fonte da página e colocam o texto que quiser para dar um print.

Vale apontar que a “matéria” tem a assinatura de alguém que não é repórter do portal e o print está repleto de erros de ortografia (algo incomum em se tratando de um grande portal de notícias).

O ex-presidente dos EUA vai comparecer ao ato a favor de Bolsonaro no dia 25 de fevereiro?

Nada indica para isso. Primeiro porque não há nenhum anúncio oficial de Trump falando que estará no ato em questão. Também não há qualquer informação por parte dele sobre o evento.

Pensando em política global e no fato de Donald Trump estar em campanha eleitoral nos Estados Unidos e também com questões a serem resolvidas na justiça, é improvável que ele vá aparecer no ato pró-Bolsonaro. Vale apontar que durante o seu governo, ele nunca veio ao Brasil (mesmo quando Bolsonaro era presidente).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a Anac e a Infraero confirmaram que Donald Trump estará no Brasil em 25 de fevereiro. Trata-se de uma fake news criada com um print falso do g1 e que não faz o menor sentido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).