Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Informação falsa: governo vai confiscar dinheiro da poupança da Caixa

Informação falsa: governo vai confiscar dinheiro da poupança da Caixa

Leia a mensagem do boato
Leia a mensagem do boato

Boato – Por motivos econômicos, o governo brasileiro vai confiscar o dinheiro da poupança da Caixa Econômica Federal.

Desde que começou o segundo mandato, o governo de Dilma Rousseff tem sido alvo de críticas por parte de uma parcela da população. Na internet, alguns protestos ocasionados pelos indicadores econômicos em queda e pela crise da Petrobras têm pedido, inclusive, a saída de Dilma do poder. No meio de todo esse cenário, a boataria corre solta.

No dia 17 de fevereiro começou a circular na internet a informação de que o governo iria realizar um confisco do dinheiro da Caixa Econômica Federal. A informação apontava que a medida iria ser realizada por motivos econômicos. Leia o texto, que tem circulado por WhatsApp e Facebook:

Galera, quem tiver dinheiro na conta poupança da Caixa, tira!!! Mês que vem, o governo vai congelar todas as contas poupança da Caixa. Acabei de ficar sabendo por uma pessoa que trabalha na área. Só pra avisar. E quem puder repassa o aviso.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Promovida pela Federação dos Bancos do Estado Brasileito “estaremos congelando as contas poupança por motivo econômico do Brasil” entre 17/02/2015 sem determinação de volta. Aqueles que tiver dúvidas Procure seu gerente.

Grato Caixa Econômica do Brasil

Gerencia Nacional do Brasil.

Após a mensagem viralizar, a Receita Federal se apressou em desmentir a história. A Polícia Federal se também se prontificou a dizer que está atrás de quem espalhou o boato. Isso já provaria que a história é falsa. Mas, só por diversão, vamos destacar alguns pontos que fazem a história do confisco soar, digamos, ridícula.

O primeiro ponto está no próprio texto do boato. Quem é “Federação dos Bancos do Estado Brasileito”. Vamos ignorar que o “brasileiro” foi escrito errado e vamos procurar a tal federação. Para quem não sabe a Febraban é a sigla para Federação Brasileira de Bancos. E ela NUNCA poderia ser responsável por um confisco. Afinal, é uma federação privada.

Na mesma linha, procuramos saber o que é “Gerencia Nacional do Brasil”. Aí de mim que alguém realmente acreditou que o Brasil tem uma “Gerência Nacional”. Isso sem falar no pleonasmo que é “Nacional do Brasil”. Meu amigo, se você acreditou, parabéns mesmo. Se algum amigo seu acreditou, dê os parabéns por mim.

Para completar, os erros de concordância e ortográficos (nem preciso enumerar, né?). Será que o representante da Caixa e os revisores do texto iam deixar passar um monte de erros dessa forma em um comunicado oficial? Isso sem falar no gerúndio “estaremos congelando”.

Saindo do texto, vamos explicar um pouco sobre a história do confisco. Em 1990, o Brasil vivia uma crise econômica muito, mais muito pior do que a hoje. E o grande vilão da história era a hiperinflação, que passou de 1.700% ao ano. A solução (desastrosa) para frear a inflação era o Plano Collor. Uma das medidas era congelar, por 18 meses, o dinheiro de quem tinha mais de uma certa quantidade na poupança.

Atualmente, a crise econômica do Brasil lida com uma inflação que tem como limite 6,5% ao ano. Além de ser impossível uma equipe econômica ser tão burra a ponto de repetir o erro de outra, a solução que o governo tem tentado é a mesma desde o Plano Real: aumentar os juros. Aumentando os juros, diminui-se o consumo e a inflação cai.

Só para jogar uma pá de cal na história. Se alguém for procurar o gerente do seu banco no dia 17 de fevereiro vai dar de cara na porta. Vamos lembrar que se trata da semana de Carnaval e o Brasil (e os bancos também param). Sendo assim, temos a leve desconfiança de que a história parece ser um boato mesmo.

Boato sobre poupança usa nome do G1
Boato sobre poupança usa nome do G1

PS: descobrimos que também circulou na internet uma imagem que mostrava ser uma matéria do G1 que dizia “Governo deve aplicar o confisco na poupança no mês de fevereiro”. É desnecessário desmentir por aqui por que o próprio site desmentiu a história.