Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Imprensa portuguesa chamou Janja de “Esbanja” após viagem a Portugal #boato

Imprensa portuguesa chamou Janja de “Esbanja” após viagem a Portugal #boato

Imprensa portuguesa chamou Janja de “Esbanja” após viagem a Portugal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois da viagem de Lula a Portugal, imprensa portuguesa (como a TV SIC) passou a chamar Janja de “Esbanja”.

A oposição a Lula tem usado as viagens internacionais do presidente para tentar imputar a pecha de gastador nele. Em alguns casos, há até algumas informações erradas que visam sustentar a narrativa.

Uma delas aponta que a imprensa portuguesa resolveu dar uma alcunha para a primeira-dama. Agora, estão falando que ela teria sido apelidada pela TV SIC e pela imprensa de “Esbanja”. “Imprensa portuguesa chama primeira-dama brasileira de “Esbanja” após compras em lojas de luxo”, diz uma das mensagens.

Imprensa portuguesa chamou Janja de “Esbanja” após viagem a Portugal?

A história não demorou a se espalhar com todas as forças e, inclusive, serviu como argumentos para algumas pessoas da oposição a Lula. Porém, não é verdade que a SIC ou mesmo a imprensa em geral chamou Janja de “Esbanja”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É fato que o tamanho da comitiva de Lula na viagem e os gastos acabaram sendo alvo de uma reportagem da SIC. Pelo que vimos, a reportagem não fez juízo de valor dos gastos (ao contrário das interpretações de muitas pessoas que compartilharam o conteúdo). Logo, não houve qualquer adjetivação como de Janja como “Esbanja”.

Por sinal, uma busca interna sobre o suposto apelido no site da SIC Notícias não retorna nenhum resultado relacionado à primeira-dama do Brasil. Ao buscar pelo apelido em sites portugueses (final .pt), nada encontramos em conteúdos noticiosos. O máximo que achamos foi uma menção neste artigo opinativo do site do jornal Diário de Notícias.

Ou seja: ao contrário do que apontam mensagens, a imprensa portuguesa não criou um “novo título” à primeira-dama do Brasil. Quem está tentando fazer colar o apelido é a oposição a Lula e veículos simpáticos a esta oposição.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Janja passou a ser chamada de “Esbanja” pela imprensa de Portugal. Nem a SIC tampouco outro veículo inventou este apelido para ela.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm