Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > História que aponta que idoso foi preso por dizer que Ciro Gomes pagaria garotas de programa é falsa

História que aponta que idoso foi preso por dizer que Ciro Gomes pagaria garotas de programa é falsa

Idoso foi preso após dizer que Ciro Gomes pagaria conta de garotas de programa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um idoso chamado Felizardo Beneplácito foi preso após não pagar garotas de programa e dizer que é Ciro Gomes quem pagaria.

  Introdução

Histórias bizarras são um prato cheio para a desinformação na internet. Quando se misturam a figuras políticas, a chance de viralizar fica maior ainda. Hoje, vamos falar de um caso que cita o candidato à Presidência da República Ciro Gomes.

De acordo com notícias que circulam na internet, um idoso chamado Felizardo Beneplácito teria sido preso após ir a um cabaré, sair com quatro garotas de programa e não pagar. Mais do que isso: ele teria dito que era para “colocar na conta de Ciro Gomes” (isso teria ocorrido porque o então candidato havia prometido, em 2018, “tirar brasileiros do SPC). Leia trechos da notícia:

Vídeo: é falso que Aphelion chega amanhã e vai trazer frio

IDOSO É PRESO, APÓS FAZER S*** COM QUATRO GAROTAS DE PROGRAMA EM CABARÉ, E NA HORA DE PAGAR, DISSE QUE QUEM PAGARIA A CONTA, SERIA O CANDIDATO A PRESIDÊNCIA, CIRO GOMES.

Após a proposta do candidato à presidência Ciro Gomes de tirar o nome dos brasileiro do SPC, vários casos de calote em território nacional já começaram a crescer. Entre as ocorrências, a mais inusitada até o presente momento se deu na cidade de Pimenteiras, interior do Piauí, onde um aposentado de 78 anos mandou “colocar na conta do Ciro Gomes” o que havia consumido num cabaré, (ALGUMAS BEBIDAS ALCOÓLICAS E 04 GAROTAS).

“Se ele não pagar, pode colocar meu nome no SPC”, declarou o idoso, identificado pela nossa reportagem como José Maria dos Santos sendo a pessoa de Felizardo Beneplácito, ex-funcionário da SUNAB. O caso foi parar na delegacia, mas o delegado informou que não daria voz de prisão ao aposentado, porque comer e não pagar não é crime.

“De acordo com a lei civil, o que houve foi o não cumprimento de uma obrigação contratual por parte do consumidor, então o estabelecimento deverá inscreve lo no SPC”, declarou a autoridade policial. Após ser informado da medida, o idoso apertou a mão dos presentes e pediu voto para o cearense, prometendo “assim que limpar meu nome”, voltar ao estabelecimento para repetir a dose.

  Análise

Vimos que o conteúdo já circula na internet há alguns anos (no mínimo, desde 2020). Na maioria das vezes, o conteúdo viralizou por meio de sites de notícias regionais ou blogs. Não encontramos a página que “criou” a história (provavelmente, o site está fora do ar).

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) A história do senhor Felizardo Beneplácito é real. 2) Qual é o homem da foto que aparece na matéria sobre o senhor que não pagou o cabaré? 3) A proposta de Ciro Gomes tem a ver com o que é descrito na história?

Checagem

A história do senhor Felizardo Beneplácito  e Ciro Gomes é real?

Não é. Resolvemos buscar por mais detalhes sobre a tal notícia e tudo que achamos foi uma mesma versão do causo. Ou seja: alguém criou a história com a narrativa e um monte de gente saiu copiando sem checar.

Qual é o homem da foto que aparece na matéria sobre o senhor que não pagou o cabaré?

A prova cabal que mostra que o conteúdo é fake está na foto. Ao contrário do que aponta a “notícia”, a pessoa não é o Felizardo Beneplácido. Na realidade, a imagem é de um homem preso sob a acusação de zoofilia.

A proposta de Ciro Gomes tem a ver com o que é descrito na história?

Na realidade, não tem. A proposta do candidato era relacionada a um programa que faria as pessoas renegociarem dívidas (mais ou menos o que o governo Lula fez agora com o chamado Desenrola) e não com as pessoas irem para os lugares e não pagarem.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que um senhor tenha sido preso por ir em um cabaré contratar garotas de programa e colocar “na conta” do Ciro Gomes. A história é uma fake news que circula há algum tempo e voltou a viralizar agora em 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm