Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto de idosa com camiseta “eu poderia estar roubando, mas o governo chegou primeiro” não tem relação com enchentes no Rio Grande do Sul

Foto de idosa com camiseta “eu poderia estar roubando, mas o governo chegou primeiro” não tem relação com enchentes no Rio Grande do Sul

Idosa usou camiseta eu poderia estar roubando, mas o governo chegou primeiro durante enchentes no RS, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma idosa gaúcha colocou uma camiseta com os dizeres “Eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas o governo chegou primeiro” durante as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024.

Análise

Aos poucos, as cidades do Rio Grande do Sul que foram atingidas pelas enchentes em maio de 2014 tentam retomar a sua rotina. Até as fake news sobre o assunto ainda estão no chorume.

Uma delas aponta para algo que teria ocorrido no estado. Uma foto de uma senhora com uma camiseta com os dizeres “Eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas o governo chegou primeiro” está circulando com referências ao estado e ao ano de 2024. Leia:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Adorei a camiseta desta idosa gaúcha! Eu poderia estar ROUBANDO Eu poderia estar MATANDO Mas o GOVERNO chegou primeiro Boa tarde Sensacional a camisa desta senhora!! Vamos viralizar!!

Checagem

Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) A foto da idosa com a camiseta “Eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas o governo chegou primeiro” tem relação com as enchentes no Rio Grande do Sul? 2) Qual a origem da foto da idosa com a camiseta “Eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas o governo chegou primeiro”? 3) A frase faz sentido no contexto das enchentes no RS?

A foto da idosa com a camiseta “Eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas o governo chegou primeiro” tem relação com as enchentes no Rio Grande do Sul?

Não. Quando vimos algumas postagens referentes ao assunto, ficamos desconfiados. Não que fosse impossível que alguém fizesse o tal protesto. Porém, não constava a tal foto em nenhuma fonte confiável. E ao buscar pela origem, chegamos ao veredito.

Qual a origem da foto da idosa com a camiseta “Eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas o governo chegou primeiro”?

A imagem, conforme mostra esta postagem na internet, circula, no mínimo, desde 2016. Não há uma origem certa da foto, mas o que sabemos é que se trata de uma camiseta que é vendida até na internet e que não tem relação alguma com as enchentes no Sul do Brasil.

A frase faz sentido no contexto das enchentes no RS?

Já falamos algumas vezes que não somos “sommelier” de opinião. Podemos dizer, no máximo, que a crítica em questão é, no mínimo, vazia. Mas cada um que tenha a opinião que quiser.

Conclusão

Fake news ❌

Ao contrário do que apontam mensagens, a foto em questão não tem qualquer relação com as enchentes no Rio Grande do Sul. A imagem da idosa circula, no mínimo, desde 2016. Na época, Lula não era presidente do Brasil e Eduardo Leite não era governador do estado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).