Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Idosa chora ao tentar sacar BPC-Loas cancelado pelo INSS, mostra foto #boato

Idosa chora ao tentar sacar BPC-Loas cancelado pelo INSS, mostra foto #boato

Boato – Foto mostra uma idosa chorando após tentar sacar o BPC-Loas que foi um dos 400 mil benefícios cancelados pelo INSS.

Uma das situações que mais partem o coração é a das pessoas que trabalharam a vida toda e, por questões burocráticas, não conseguem se aposentar. E o que podemos dizer de uma pessoa que foi sacar a sua aposentadoria e é informada que não é mais uma beneficiária? É um caso desses que está causando comoção em redes sociais.

Uma publicação de um blog que está fazendo muito sucesso no Facebook dá conta de que uma idosa foi flagrada chorando após ser informada que o seu BPC-Loas teria sido uns dos 400 mil benefícios cancelados pelo INSS. Leia trechos da mensagem que circula na internet:

INSS cancela benefício de 400 mil pessoas, idosa chora na fila da caixa ao tentar sacar o BPC-Loas Corte de benefícios atinge quem mais precisa dele, o decreto do presidente Michel Temer que autorizou o corte de benefícios, é considerado cruel, milhares de processos abarrotam a justiça Federal, beneficiários buscam ter de volta sua única renda.[…]

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Uma idosa de 86 anos, (ASN), moradora da cidade de Jequié-BA, teve seu benefício cortado. Mas não sabia que tinham perdido citada renda, ao tentar sacar em uma agência de caixa, como fazia todo mês, teve a informação que sua renda havia sido cortada, logo caiu em lágrimas. Segundo informações dos familiares, essa era a única renda, ela é viúva, e recebia o BPC-Loas, que era usado principalmente para compra de remédios e para sustento próprio.

Diversos benefícios de programas sociais estão sendo revisados pelo governo federal, para verificar se os beneficiários ainda cumprem os requisitos apresentados no momento da concessão do auxílio. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, o objetivo é revisar 1,8 milhão de benefícios, entre auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Após o pente fino, a expectativa do governo é chegar a 1,1 milhão de benefícios mensais. A economia total com as medidas pode chegar a R$ 20 bilhões. […]

Foto mostra idosa que chorou ao tentar sacar BPC-Loas cancelado pelo INSS?

Se você foi uma das pessoas que ficou comovida com toda situação, saiba que estamos diante de uma história que, apesar de baseadas em fatos reais, é falsa. Calma aí que a gente explica tudo.

A resolução da história se deu com duas ações. A primeira delas foi buscar o conteúdo do texto. O “grosso” do que foi publicado foi retirado desta matéria da Agência Brasil publicada em abril de 2018. A reportagem apontava que 422 mil foram cancelados após se averiguar que os beneficiários não atendiam mais os requisitos (seja por questões de saúde ou de renda).

Apenas dois parágrafos foram “incluídos na matéria”: o primeiro, para criticar o governo, e o parágrafo que contava a história da senhora. E aí fizemos a segunda ação para descobrir a farsa: buscamos pelo caso de Jequié e pela foto.

Ao buscar pelo caso da idosa de 86 anos, nada encontramos. Não há qualquer registro de que uma senhora tenha o seu benefício (que é de um salário mínimo) negado e tenha sido flagrada chorando. Ao buscar pela imagem, terminamos de desvendar tudo.

A foto da senhora chorando já foi utilizada em tantas situações (normalmente apelativas) diferentes que é até difícil saber qual foi o caso real. Achamos a imagem ilustrando uma notícia de uma senhora sem atendimento em Goiás em 2015, de uma senhora roubada na saída do banco em 2016 no MS e até de uma senhora portuguesa que teve a carteira devolvida em 2016.

Com isso, a gente já pode chegar ao veredicto. Alguém pegou uma matéria desatualizada (de abril deste ano), colocou um ingrediente dramático nela, incluiu uma foto apelativa e viralizou na internet com mais uma fake news. Em suma, a senhora da foto não chorou por causa do BPC porque ela já “está chorando faz tempo” na internet.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.