Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Hotel Brisa, em Maragogi, é do filho de Renan Calheiros #boato

Hotel Brisa, em Maragogi, é do filho de Renan Calheiros #boato

Hotel Brisa, em Maragogi, é do filho de Renan Calheiros, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Renan Calheiros Filho é o dono do Hotel Brisa, em Maragogi (Alagoas). A prova disso é um vídeo gravado no local que mostra a suntuosidade do estabelecimento.

Nestes mais de oito anos de Boatos.org, já desmentimos muitos boatos sobre “riquezas de filhos de políticos”. Dentre inúmeros boatos sobre “coisas do filho do Lula, da filha da Dilma etc.”, surgiu uma história relacionada ao senador Renan Calheiros (que tem causado a fúria de bolsonaristas na CPI da Pandemia).

De acordo com um vídeo de um sujeito que não se identifica, o filho de Renan Calheiros seria o dono de um hotel chamado Brisa, na cidade de Maragogi (um dos cartões-postais mais belos do Nordeste). Na filmagem, que não será exibida aqui, o cidadão xinga Renan e fala que o hotel foi “pago com dinheiro do povo”. Leia a transcrição do vídeo:

Galera do bem brasileira. Aqui é o Hotel Brisa que está sendo construído na praia de Antônio Brito de Maragogi, Alagoas. Adivinha de quem que é esse hotel na beirada da praia? Renan Calheiros Filho. Você acha que você que se diz mortal vai conseguir uma licença ambiental para construir um hotel desse? Vou dar um zoom a mais aqui para você ver o tamanho do hotel. Esta sendo construído com seu dinheiro você pode vir cá e hospedar porque já tá pago viu? Já tá pago. Licença para construção até 2023. Tem que terminar isso aí, então? Tem que eleger o papai porque senão o filhinho né pode ser problema. Tá capaz de construir o Hotel Brisa Ok?

Hotel Brisa, em Maragogi, é do filho de Renan Calheiros?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não demorou para o vídeo espalhar, com direito a muitos xingamentos ao senador Renan Calheiros, em redes sociais e WhatsApp. Só tem um detalhe: o sujeito que gravou o vídeo estava enganado (ou estava enganando). O hotel em questão não pertence a Renan Calheiros Filho, que vem a ser, aliás, governador de Alagoas.

Para começar, o conteúdo em si não deveria ser levado tão a sério. Apesar da fala firme do cidadão que gravou o vídeo, ele não apresenta qualquer prova de que a informação seja real. E conteúdos assim (como já falamos lá no início do texto) são comuns em fake news na internet. Quem não se lembra, por exemplo, dos boatos sobre a fazenda do Lulinha ou sobre a “ilha do Lulinha”? Pois é, se espalharam da mesma forma: com um fanfarrão dando a informação sem apresentar qualquer prova.

Como o sujeito do vídeo não mostrava muita coisa, fomos atrás de informações sobre a tal ligação do Hotel Brisa com Renan Calheiros Filho. Logo encontramos desmentidos das duas partes citadas na internet. Por meio do projeto “Alagoas sem Fake”, o governo do estado desmentiu que o filho de Renan Calheiros seja o dono do Hotel Brisa em Maragogi. Também foi negado que o empreendimento use dinheiro público e que haja qualquer “privilégio ambiental à obra”. Leia o que é dito no site:

Circula no WhatsApp um vídeo com a informação de que um hotel localizado na Praia de Antunes, no município de Maragogi, seria um empreendimento de propriedade do governador Renan Filho. A informação é falsa. O resort faz parte da rede hoteleira do grupo Brisa, liderado pelo empresário Carlos Antonio Nogueira Gatto. No site Transparência.cc, que divulga informações de empresas com base em dados públicos, é possível verificar que não há a participação de qualquer pessoa além de dois sócios da família Gatto.

O homem que narra o vídeo, e que não se identifica, afirma que a obra do prédio estaria sendo custeada com recursos públicos. As informações são falsas: o hotel citado é o Maragogi Brisa Resort, da rede Brisa, responsável pela gestão de diversos hotéis em Maceió, capital alagoana. No caso do empreendimento em Maragogi, os sócios são Davi Nogueira Gatto e Carlos Antonio Nogueira Gatto, que é presidente da rede. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) também afirmou que as autorizações para a construção do empreendimento foram concedidas seguindo as mesmas exigências e protocolos de outras empresas semelhantes. […]

A própria direção do Hotel Brisa também se manifestou. Por meio de uma publicação no stories do Instagram, a direção do hotel reafirmou que nenhuma autoridade pública faz parte do quadro societário da empresa. Leia:

COMUNICADO Em compromisso com a devida veracidade das informações, a equipe do Brisa Maragogi Resort vem informar que INEXISTE qualquer vínculo ou participação política ou partidária entre seu quadro societário. Ressaltamos ainda que o resort faz parte da Rede Brisa de hotéis, um grupo de iniciativa privada, atuante no mercado alagoano há mais de 60 anos. Não acreditem em Fake news!

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o filho de Renan Calheiro é dono do Hotel Brisa em Maragogi (Alagoas). Além de o vídeo, apesar de viral, não apresentar nenhuma prova (só bravatas), a informação foi desmentida por todas as partes citadas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: