Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Horário de votação das eleições de 2022 mudou e agora é entre 7h e 16h em todo o Brasil #boato

Horário de votação das eleições de 2022 mudou e agora é entre 7h e 16h em todo o Brasil #boato

Horário de votação das eleições de 2022 mudou e agora é entre 7h e 16h em todo o Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mudou o horário de votação em todo o Brasil e não estão avisando ninguém. Agora, é preciso votar entre às 7h e 16h no horário de Brasília.

É comum que regras novas nas eleições gerem desinformações por conta de má interpretação. É o caso da história de hoje, que aponta para uma “mudança” de que ninguém estaria falando.

Uma arte apontando que o horário de votação será entre 7h e 16h está viralizando junto com uma mensagem que aponta que a mudança ocorreu em todo o país. A arte tem o seguinte teor “AVISO ELEIÇÕES 2022 HORÁRIO DE VOTAÇÃO 7 HORAS INÍCIO 16 HORAS FINAL Consulte o seu local de votação com antecedência! ELEIÇÕES 2022”.

Abaixo há um print de uma mensagem com o seguinte teor: “Informem para os seus familiares, grupos de amigos, na nas redes socias, igrejas.. Muitos pessoas não sabem da mudança no horário de votação”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vimos a informação sendo compartilhada no Facebook por perfis de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e outros estados. E aí cabe uma pergunta:

Horário de votação das eleições de 2022 mudou e agora é entre 7h e 16h em todo o Brasil?

Já respondendo à questão feita no subtítulo, a resposta é não. Na realidade, está havendo uma confusão por conta de um comunicado real de um Tribunal Regional Eleitoral.

Para chegar à veracidade da informação, precisamos contextualizar. Há uma regra nova para que a apuração em todo o Brasil seja padronizada. O horário de votação em todo o país seguirá o horário de 8h às 17h, no horário de Brasília. Antes, o horário da votação seguia o horário local.

Com isso, alguns estados estão, de fato, com o horário de votação entre 7h e 16h no horário local. O Acre terá votação, inclusive, entre 6h e 15h. O TRE de Mato Grosso criou uma arte explicando para a mudança no estado. Porém, a arte acabou se espalhando fora de contexto por outros estados, inclusive, que têm votação entre 9h e 17h no horário local.

Para dirimir qualquer confusão, vamos listar os estados e cidades por horário local de votação. A base para a lista é esta publicação no site do TSE.

Votação das 6h às 15h: Acre e os municípios amazonenses de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença.

Votação das 7h às 16h: todos os outros 51 municípios do Amazonas e os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.

Votação das 9h às 18h: a ilha de Fernando de Noronha (PE).

Votação das 8 às 17h: todas as outras cidades e estados não listados acima.

Resumindo: apesar de, de fato, algumas cidades do Brasil terem horário local de votação fora do período entre 9h e 17h, é falsa a informação que aponta que o horário de votação mudou em todo o país para 7h às 16h. Trata-se de uma confusão que está circulando por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: