Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Homem que aperta a mão de Lula em foto não é o líder do Hamas

Homem que aperta a mão de Lula em foto não é o líder do Hamas

Lula posou para foto com o líder do Hamas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula foi flagrado em foto apertando a mão do líder do movimento extremista Hamas. 

  Análise

Tem circulado na internet uma foto que seria do presidente Lula junto com o que seria o líder do movimento extremista Hamas. Nas imagens, o chefe de estado brasileiro aperta a mão de outro homem.

Junto à foto, há a alegação de que esta seria a prova de que o presidente brasileiro seria “amigo” do movimento terrorista que está em guerra com Israel. Veja a imagem e leia a mensagem que a acompanha:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

EI VOCÊS CRENTES, ELEITOR DO LULA. OLHA AÍ QUEM PARABENIZOU A VITÓRIA DO LULA DEPOIS DA ELEIÇÃO DE 2022. LÍDER DO HAMAS. QUE ATACOU A TERRA DE JESUS CRISTO. Tá aí a ratazana com o chefe do Hamas!!!!

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Lula está posando para a foto com o líder do Hamas? 2) Quem é a pessoa que está na imagem junto com Lula? 3) O presidente brasileiro já apareceu em alguma foto com o líder do Hamas?

É verdade que Lula está posando para a foto com o líder do Hamas?

Não é verdade. Dois fatores eliminam completamente a alegação. O primeiro é que a pessoa que está na imagem junto a Lula não se parece com o atual líder do Hamas, que se chama Yahya Ibrahim Al-Sinwar. Além disso, temos a confirmação de quem é a pessoa que está na imagem com Lula.

Quem é a pessoa que está na imagem junto com Lula?

Na realidade, a pessoa que está na imagem é o atual presidente do Irã Ebrahim Raisi. A foto foi tirada durante um encontro bilateral em Joanesburgo (África do Sul) em meio às reuniões do Brics em agosto de 2023. Esta matéria do site do Palácio do Planalto fala do encontro. A imagem que está circulando é do fotógrafo Ricardo Stuckert.

O presidente brasileiro já apareceu em alguma foto com o líder do Hamas?

Não. Ou, pelo menos, não encontramos nenhum registro de encontro entre Yahya Ibrahim Al-Sinwar e Lula. Também não existe qualquer registro de encontro oficial entre ele e algum membro do governo atual do Brasil.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o presidente do Brasil tenha se encontrado com o líder do Hamas e apertado a mão dele em foto. Não há registro de qualquer encontro entre Yahya Ibrahim Al-Sinwar e Lula e a pessoa da imagem é, na realidade, o presidente do Irã.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)