Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > História falsa: Jose Mujica espera para ser atendido em hospital público

História falsa: Jose Mujica espera para ser atendido em hospital público

Boato diz que Jose Mujica estava em um hospital esperando ser atendido
Boato diz que Jose Mujica estava em um hospital esperando ser atendido

Boato – Presidente do Uruguai, José Mujica, é tão humilde que resolveu esperar na fila de um hospital público para ser atendido.

Boatos sobre políticos tendem a se espalhar na internet. Desta vez, um boato atravessou fronteira. Porém, trata de um personagem que é herói para algumas pessoas e vilão para outras.

Nos últimos dias uma foto vem chamando a atenção dos internautas. O presidente do Uruguai, Jose Mujica, usando sandálias e sentado em um banco com um olhar abatido. Na legenda: “Presidente do Uruguai espera ser atendido em um Hospital Público de seu país”.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Quem diria? Milagres acontecem! Será mesmo que Jose Mujica realmente utiliza os serviços da saúde pública como nós, “reles mortais”? Para o descontentamento de muitos, a resposta é não!

Mujica é conhecido por seu estilo simples de vida. Ele doa 87% de seu salário a programas sociais, especialmente o dedicado à construção de casas para famílias de baixa renda. Mas, essa simplicidade não chegou ao ponto de Mujica esperar horas na fila por uma consulta, pelo menos ainda por enquanto.

Na verdade, a foto foi tirada em dezembro de 2013 durante a posse de Mario Bergara como ministro de Economia. O estilo de Mujica chamou a atenção, pois destoava dos companheiros de governo que vestiam terno e gravata.

A explicação para tanta informalidade? Na época, o Uruguai vivia uma tremenda onda de calor, e isso levou o presidente a se vestir de forma mais confortável e adotar as sandálias. Portanto, a simplicidade de Mujica ainda não é suficiente para que ele se submeta à precária rede de saúde pública.

Resumindo: o local onde Mujica estava não era um hospital e tampouco ele estava esperando atendimento do serviço público uruguaio. Ele estava “apenas” vestido de forma despojada na posse de um ministro.