Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que texto que fala de “final de carreira de Lula” seja de Heloisa Campos ou “viúva de Eduardo Campos”

É falso que texto que fala de “final de carreira de Lula” seja de Heloisa Campos ou “viúva de Eduardo Campos”

Heloisa Campos, viúva de Eduardo Campos, escreveu texto sobre final da carreira de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Heloisa Campos, viúva de Eduardo Campos, escreveu um texto com críticas a Lula dizendo que ele está no “final da carreira”.

Análise

Assim como em tantos outros casos que já tratamos aqui no Boatos.org, um texto “daqueles” está circulando na internet. E, claro, está sendo atribuído a uma figura (teoricamente) de impacto.

O texto em questão é uma série de críticas a Lula e tem um tom (assim como muitas histórias que circulam na internet) pró-Bolsonaro.

No texto, são feitas críticas a Lula, políticos do Nordeste, é dito que o atual presidente está em final de carreira, são exaltados “novos líderes” da direita e, no final, é pedido compartilhamento.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Sem entrar no mérito do teor do conteúdo, uma coisa chamou atenção: o texto é atribuído à “viúva de Eduardo Campos”. Ela se chamaria Heloisa Campos. Leia a mensagem que está circulando na internet:

Heloisa Campos, Viúva de Eduardo Campos Amigos, pelo que a vida me ensinou, hoje estou mais tranquilo, pois apesar de toda essa bagaceira aprendi algumas coisas observando o mundo. Em relação à situação do país, podem ficar tranquilos; o que Lula está fazendo é absolutamente previsível. Ele está chegando ao final da carreira, não fez sucessor apesar do grande estrago que o PT fez na nossa sociedade. Isso vai passar, tudo passa!

Eu vi um Miguel Arraes imbatível ser trucidado por Jarbas Vasconcelos na sua última eleição. Vi um Jarbas Vasconcelos ir de pires na mão pedir uma vaguinha na chapa do PT, depois de desdizer tudo o que disse a vida inteira. Eu vi que meus ídolos de infância, cheios de ética e moral como Chico e Caetano, não passavam de pilantras atrás de uma boquinha e cegos de uma ideologia que não sabem o que é, pois são socialistas que sentam nas mesas requintadas de Paris. Vi Tucanos e petistas de mãos dadas por debaixo da mesa, enquanto se mordiam na mídia pelo poder!

Vi um Tasso Jeressati dominar por 20 anos o Ceará com uma arrogância e hoje é uma reles lembrança de um cadáver ambulante. Agora vejo Ciro assim e os Ferreira Gomes mendigando ao PT cargos. Vejo um movimento de pilantras, que sopram ao sabor da grana que comanda o país, que é o centrão! Já tivemos medo das FFAA, hoje totalmente desrespeitadas e sem moral. Vi Moro prendendo o diabo e o cão dos infernos e hoje é um mediocrizinho sem moral.

Vi Lula endeusado e depois preso, hoje presidente sem nenhuma moral e mundialmente ridicularizado. Vi um presidente honesto vociferando, chamou o STF para a briga e na hora “H” caiu, fazendo a máxima de Churchill persistir, não quis a guerra e recebeu a humilhação. Vejo o PT na receita certa de destruir e se autodestruir, alimentar insaciavelmente o centrão e explodindo a dívida pública! O Peronismo ruiu assim na Argentina e perdeu para um fraco Macri e agora para Milei! Além dessas coisas, há as intempéries da vida, a maior delas a morte. Dudu Campos que o diga, os acidentes e as doenças, portanto não há garantia nenhuma de longevidade para Dino e Xandão.

No mais é o tempo! Há cerca de 10 anos atrás quando vi o PT dilacerando tucanos, Ciro, Marina, etc, eu dizia: o PT não quer entregar e vem coisa pior, e dito e feito: surgiu o movimento das massas em 2013, a lava jato, a cassação de Dilma, a prisão de Lula e o pior de tudo para o PT, o surgimento de um movimento escondido gigante de direita que ninguém poderia prever, ninguém previu, e um Bolsonaro que nem mãe Dinah e Nostradamus previram.

Por isso eu digo: isso é fogo de palha, passa já, é só esperar o tempo e depois pagar o prejuízo que causaram. E quantos novos líderes a direita não levantou? Temos Tarcísio, Nikolas, Gauer e muitos outros. A esquerda só ganha entregando emendas milionárias, nos “acordos entre amigos”, mas isso também vai acabar. Somos muitos. Somos gigantes e unidos somos infalíveis. Um grande exemplo da nossa força são os boicotes. Nascemos há pouco tempo, mas já nascemos grandes. Não desistimos da luta. Não iremos parar, não iremos recuar e não iremos perder. Deus é nossa força, a família é nossa base, a liberdade é nossa meta e a Pátria, ahhh a Pátria.

A Pátria é nossa terra. Terra rica e abençoada por Deus. Se fomos incansáveis em 2023, seremos rocha em 2024. Autor desconhecido. Assino embaixo. Estou enviando essa mensagem para você, pois tenho certeza que é um dos nossos. Sugiro que você envie essa mensagem apenas para quem você tem certeza que também é PATRIOTA, para que nessa data as Redes Sociais (WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook, etc.) sejam inundadas com a nossa bandeira 🇧🇷 VERDE E AMARELA juntamente com a frase: SOU PATRIOTA!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO MANDAR PARA 5 PESSOAS. COPIE E COLE EM UMA PESSOA. E AO PARTIR SEMPRE DESSA PESSOA, VC CONSEGUIRÁ PASSAR PARA 5.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O texto em questão é da viúva de Eduardo Campos, que se chama Heloisa Campos? 2) Quem é Heloisa Campos? 3) Quem é o autor do texto que fala do “final da carreira de Lula?

O texto em questão é da viúva de Eduardo Campos, que se chama Heloisa Campos?

Não é. O principal indício (que será aprofundado na terceira questão) é que o texto surgiu anônimo na internet (inclusive tem uma parte que fala “autoria desconhecida) e depois que foi atribuído à Heloisa Campos.

Além disso, a pessoa que escreveu o texto se autorreferencia como um homem. Isso diminui muito a chance de que o autor seja Heloisa Campos.

Por fim, há um detalhe: a viúva de Eduardo Campos não seja chama Heloisa. Na realidade, a viúva do ex-governador de Pernambuco é Renata Campos.

Quem é Heloisa Campos?

Apesar de encontrarmos algumas pessoas com este nome em uma busca o Google (uma médica, uma coach, uma delegada e um psicóloga etc.), nenhuma parece ter qualquer parentesco com Eduardo Campos. Logo, não existe nenhuma Heloisa Campos, viúva de Eduardo Campos.

Quem é o autor do texto que fala do “final da carreira de Lula?

Não é possível saber. Ele, assim como tantos outros textos atribuídos a figuras conhecidas (no caso de hoje, uma figura que nem existe), surgiu anônimo e ganhou uma autoria para viralizar ainda mais.

Conclusão

Fake news ❌

Não só o texto que está circulando na internet não é da “viúva de Eduardo Campos” como a ex-esposa dele não se chama Heloisa. O texto surgiu com autoria desconhecida e seguiu o caminho de tantos outros fakes que já desmentimos aqui.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).