Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Hélio Bicudo escreveu texto com lista de motivos para prender Lula #boato

Hélio Bicudo escreveu texto com lista de motivos para prender Lula #boato

Boato – O jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT e um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, escreveu um texto chamado “não há motivos para prender Lula” no qual cita 37 acusações ao ex-presidente.

Depois que o STF negou o pedido de habeas corpus de Lula, a prisão do ex-presidente foi decretada pelo juiz Sérgio Moro. Tão logo o anúncio foi feito, um texto voltou a circular na internet. Assinado pelo jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT e um dos autores do pedido de impeachment contra Dilma, o texto com o irônico título Não Há Motivos para Prender Lula cita 37 motivos para que o presidente seja preso.

A lista é imensa, mas vamos colocar alguns dos motivos aqui: “Prender Lula só por que lavou dinheiro ocultando suas propriedades?, Só por que ganhou imóveis e reformas de empreiteiras às quais tinha favorecido?, Só por que recebeu propina fingindo palestras que nunca deu?”. Leia trechos do texto que circula online:

NÃO HÁ MOTIVOS PARA PRENDER LULA Hélio Bicudo Prender Lula só porque lavou dinheiro ocultando duas propriedades? Só porque ganhou imóveis e reformas de empreiteiras às quais tinha favorecido? Só porque recebeu propina fingindo que fez palestras que nunca deu? Só porque fez o BNDES emprestar 8 bilhões para Odebrecht fazer obras sem concorrência em países bolivarianos?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Só porque comandou uma organização criminosa que quebrou a Petrobrás? Só porque contratou sondas superfaturadas da Schahim para receber comissões e dinheiro sujo para a campanha? Só porque mandou acobertar o assassinato do prefeito Celso Daniel pagando com dinheiro da comissão das sondas? […]

Só porque aparelhou todas as universidades federais com reitores de esquerda, obtusos e incompetentes? Só porque fez o Brasil ser motivo de chacota no mundo inteiro? Só porque nos tirou o orgulho de sermos brasileiros? Só por estes motivos? ORA. NÃO É JUSTO .

Hélio Bicudo escreveu texto com lista de motivos para prender Lula?

Como dito antes, a tal lista está circulando muito na internet. Mas será mesmo que Hélio Bicudo é o autor dela? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Antes de falar da autoria do texto, vamos fazer duas ressalvas. A primeira é, que apesar do texto ser opinativo e nós não discutirmos opinião, ele não deve ser considerado como “verdade absoluta”. Há pontos como o “Brasil ser motivo de chacota”, “Lula mandar assassinar Celso Daniel” e “o brasileiro perder o orgulho” que são muito questionáveis (para não dizer outra coisa).

A segunda é que, de fato, Hélio Bicudo é um dos grandes críticos de Lula. Em uma entrevista de 2015, ele chegou a atribuir a culpa dos fracassos do governo Dilma e da corrupção ao ex-presidente. Mesmo com isso, o texto não é de Bicudo.

Ao nos depararmos com o texto, seguimos dois caminhos para tentar descobrir a autoria. O primeiro foi levantar em que situação Bicudo teria dito isso. Em entrevistas, ele não falou. Em textos em redes sociais, também não (o jurista, por sinal, é um tanto quanto discreto em redes sociais). Também não há nenhum vídeo ou carta pública assinada por ele com o conteúdo.

Sem descobrir qualquer ligação com canais oficiais ou declarações públicas do jurista, tentamos descobrir a origem do texto. Chegamos a abril 2016 e descobrimos algo interessante. Inicialmente, o texto começou como “anônimo” (como pode ser visto aqui). Dias depois, o texto chegou a ser ligado a “estudantes portugueses”. Só em maio de 2016, a autoria começou a ser atribuída a Hélio Bicudo.

Se você acompanha o Boatos.org deve saber muito bem como isso acontece. O texto começa a circular e é atribuído a alguém importante para que ele viralize de forma mais eficaz. Nomes como Arnaldo Jabor e Luís Fernando Veríssimo são campeões neste quesito.

Resumindo: a história que aponta que Hélio Bicudo escreveu um texto com 37 motivos para prender Lula é falsa. O texto começou anônimo e só depois de um tempo começou a ser atribuído ao jurista. É mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.