Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Heineken lança cerveja “Brasil 22” em homenagem a Bolsonaro #boato

Heineken lança cerveja “Brasil 22” em homenagem a Bolsonaro #boato

Heineken lançou cerveja “Brasil 22” em homenagem a Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A Heineken resolveu se posicionar nas eleições. A empresa lançou a cerveja Heineken Brasil 22 verde-amarela em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro.

A uma semana das eleições presidenciais, o que não faltam na internet são fake news de “todas variedades”. Hoje, vamos falar sobre uma história da categoria “falsos apoios a candidatos”.

Uma imagem de garrafas da cerveja Heineken com o número 22 e as cores verde-amarela está circulando com mensagens que apontam que a empresa resolveu apoiar Bolsonaro e retirar a estrela vermelha da garrafa. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Até a Heineken está com Bolsonaro! A estrela vermelha sumiu! PT nunca mais! Bolsonaro22 reeleito no segundo turno!  Versão 2: Sabia que a melhor cerveja do mundo não ia pisar na bola!!! Feliz domingo a todos com Heineken e 22 Versão 3: Olha a moral que a Heineken tá dando… retirou a estrela vermelha e escreveu a palavra BRASIL🇧🇷. Vou beber só Heineken!!!!

Heineken lançou cerveja “Brasil 22” em homenagem a Bolsonaro?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O que não faltou foi mensagem falando sobre o suposto lançamento da Heineken em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro. Só que a informação que aponta que a Heineken lançou uma cerveja em homenagem a Bolsonaro é falsa.

A mensagem já nos deixa muito desconfiados. Os textos que circulam online têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, o que não falta é fake news sobre esse tipo de apoio (temos exemplos aqui, aqui e aqui).

Ao buscar pelo tal lançamento, como era de se imaginar, nada encontramos. Não há nenhum anúncio da Heineken em relação a tal da cerveja Brasil 22 (o que poderia, inclusive, configurar crime eleitoral). Na realidade, a própria imagem começa a denunciar a farsa.

Se formos prestar atenção, é possível ver que foi colocado um adesivo por cima da estrela vermelha na embalagem de forma um tanto quanto artesanal. A Heineken não faria isso se fosse lançar uma embalagem (ela seria plotada). Com isso, já dá para perceber que alguém (provavelmente, um simpatizante de Bolsonaro) imprimiu o Brasil 22 e fez uma “gracinha” com a Heineken.

Antes de terminar, é importante citar também (antes que vocês pensem) que a Heineken não tem a estrela vermelho por causa do PT ou qualquer coisa do tipo. A empresa usa a estrela na garrafa desde sua fundação, em 1863, bem antes da fundação do Partido dos Trabalhadores.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Heineken resolveu lançar uma cerveja em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro. A “Brasil 22” não passou de algo feito por um “apreciador da cerveja” e não tem nada a ver com a empresa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso