Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mensagem que aponta para paralisação geral em 2 de abril de 2024 é falsa e sem noção

Mensagem que aponta para paralisação geral em 2 de abril de 2024 é falsa e sem noção

Haverá paralisação geral de caminhoneiros e patriotas em 2 de abril de 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Haverá uma paralisação geral de caminhoneiros no dia 2 de abril em 2024 contra o STF e pedindo intervenção militar

Análise

Por mais que o 8 de janeiro tenha deixado uma lição em relação sobre como a internet serviu para a preparação de terreno para um golpe (algo que sempre alertamos), podemos ver que tem gente que ainda não aprendeu.

A prova disso está em uma mensagem que está sendo espalhada na internet e aponta para o dia 2 de abril de 2024. Um vídeo com diversas imagens de “caminhoneiros patriotas” aponta que haverá uma paralisação geral no dia 2 de abril e lança “pautas” e palavras de ordem.

Entre os pedidos estariam o “voto impresso”, “demissão dos Três Poderes” (golpe), fim da Constituição (golpe) e intervenção militar (golpe). Leia a transcrição do arquivo que fala sobre “paralisação geral”:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

De fato a gravidade é sem precedentes, se não ouver voto impresso, ficaremos novamente refém a mais outro golpe de Estado, e diga-se de passagem, agora o sistema já aparelhou tudo que faltava, inclusive as Frouxas mamadas #acordapovobrasileiro

PARALISAÇÂO 2 ABRIL 2024 SELEÇÂO BRASILEIRA NÂO EXISTE OUTRA OPÇÂO !!! PARALISAÇÃO GERAL OBJETIVO:
✔ DEMISSÃO DE TODOS NOS “3 PODERES” NOVA CONSTITUIÇÃO 100% CONSERVADORA E O FIM DA CONSTITUIÇÃO DE 1988

CONVOCAÇÃO AOS PATRIOTAS PRECISAMOS DE UMA INTERVENÇÃO POPULAR, CONTRA A DITADURA INSTAURADA PELA ESQUERDA, COM O INTUITO DE LIMPARMOS O NOSSO BRASIL.

É O POVO BRASILEIRO CONTRA O SISTEMA CORRUPTO. NOSSOS INTERESSES ESTÃO ACIMA DE QUALQUER CONSTITUIÇÃO ESQUERDISTA. OU FICAR A PÁTRIA LIVRE OU MORRER PELO BRASIL PRECISAMOS PARALISAR O BRASIL VAMOS LUTAR PELA NOSSA FAMILIA VAMOS LUTAR PELA LIBERDADE. EAD NOSSO PAIS VAMOS LUTAR PELD NEESOS PRINCIPIOS CRISTÃO

Checagem

Sem dúvidas, trata-se de um movimento que visa incitar as pessoas. Por isso, estamos aqui para ver se algum lunático cai na real (alguns não caíram, foram utilizados de massa de manobra e estão presos).

Para tanto, vamos responder às seguintes questões: 1) Haverá alguma paralisação geral de caminhoneiros em 2 de abril de 2023? 2) É possível que haja uma paralisação geral de caminhoneiro com pautas golpistas? 3) Há alguma chance de os pedidos golpistas na mensagem serem atendidos?

Haverá alguma paralisação geral de caminhoneiros em 2 de abril de 2023?

Com certeza, não haverá. Temos esta convicção porque não é a primeira nem a segunda vez que circulam mensagens que falam sobre “greve geral” de patriotas e caminhoneiros.

Além da mensagem, soltada por algum maluco radical ou por alguém que só visa incitar malucos radicais (em alguns casos, dá certo), não há nada que aponte para a tal “paralisação geral” (que seria um ato golpista passível de criminalização) em fontes confiáveis. Além disso, o perfil destoa do que a categoria realiza.

É possível que haja uma paralisação geral de caminhoneiro com pautas golpistas?

Não. Já apontamos algumas vezes que classes (como caminhoneiros e outras) se organizam em manifestações apenas para reivindicar pautas realizadas à classe (como ocorreu em maio de 2018).

Caminhoneiros não param para pedir intervenção, destituição do STF ou outras coisas. Mesmo em setembro de 2021, o que houve foram que alguns caminhoneiros (uma minoria absoluta da classe) resolveram (a mando de chefes das empresas ou por vontade própria) bloquear vias. O movimento não pode ser classificado como grevista.

Há alguma chance de os pedidos golpistas na mensagem serem atendidos?

Um dos motivos é que as pautas apresentadas são inconstitucionais. Não há como um grupo querem bloquear o direito de ir e vir das pessoas para pedir um golpe. Em casos como este, forças policiais estariam autorizadas em desbloquear as vias. Ou seja: mesmo que o pedido fosse feito, não haveria chance de golpe.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que haverá uma paralisação geral de caminhoneiros com pautas “patriotas” em 2 de abril de 2024. Trata-se de mais uma fake news que surgiu “do nada” e está viralizando por aí na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).