Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Haddad elogiou “revolução na Venezuela de Maduro” em post de 2014 no Twitter #boato

Haddad elogiou “revolução na Venezuela de Maduro” em post de 2014 no Twitter #boato

Boato – No dia 13 de outubro de 2014, Fernando Haddad fez uma postagem no Twitter elogiando a “revolução na Venezuela de Maduro”.

Dentre os argumentos de quem vai votar (ou votou) nas eleições contra partidos de esquerda está o de “evitar que o Brasil vire um Venezuela”, país vizinho que enfrenta uma grave crise política e econômica.

O pensamento de algumas dessas pessoas está sendo reforçado por uma suposta postagem do candidato à Presidência da República Fernando Haddad (PT). De acordo com um print que viralizou no Facebook e WhatsApp, ele teria rasgado elogios ao governo de Maduro em 2014. Leia o conteúdo da mensagem:

Como é bom esse Twitter, é só ter um pouco de paciência e vasculhar, que vc acha cada coisa! Fernando Haddad 13. Haddad_Fernando. A revolução que acontece na Venezuela, é sem dúvidas uma conquista que deverá ser exemplo para todos os Paises! Parabéns Maduro! Estamos juntos.  20:47 – 13 out 14

Haddad elogiou revolução na Venezuela de Maduro no Twitter em 2014?

A foto e o comentário circularam muito na internet. Mas será mesmo que Fernando Haddad fez a tal postagem no Twitter elogiando “a revolução de Maduro”? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Antes de falar no assunto, temos que fazer uma ressalva. De fato, existem alas do PT que ainda apoiam Maduro (é o que aponta essa matéria de setembro). Porém, Haddad não faz parte desta ala (pelo menos não de forma tão explícita). Em agosto, ele chegou a afirmar que a Venezuela não pode ser considerada uma democracia.

Dito isso, vamos ao “tuíte”. Ele é falso. Fizemos uma busca avançada sobre as ações de Haddad no dia 13 de outubro de 2014. Naquele dia, o país vivia o segundo turno das eleições e Haddad era prefeito de São Paulo. Como é possível ver, não há qualquer notícia ou menção a Maduro ou Venezuela (seria estranho dado que o foco político estava todo no Brasil).

Ao buscar sobre o presidente da Venezuela, não encontramos sequer algo que merecesse comentários naquele dia. A principal notícia sobre Maduro é que ele havia cumprimentado Evo Morales pela eleição na Bolívia. Nada demais.

Ao buscar sobre o post de Haddad no Twitter, novamente nada foi encontrado. Além de Haddad nunca ter feito posts com as palavras Maduro e Venezuela, ele apenas uma postagem na data citada. Ela foi de uma matéria do Estadão sobre o Ceagesp da capital paulista.

Por fim, uma análise na mensagem e percebemos que foi feita por alguém bem ruim de português. Além de ter vírgulas em locais errados, o texto coloca maiúsculas onde não se deve. Dificilmente, teria sido escrito por Haddad ou alguém de sua equipe.

Resumindo: a história que aponta que Fernando Haddad rasgou elogios à “revolução da Venezuela de Maduro” em 2014 é falsa. A postagem do Twitter que circula por aí não passa de uma montagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.