Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Haddad jogou a toalha e diz, em vídeo, que a eleição já acabou #boato

Haddad jogou a toalha e diz, em vídeo, que a eleição já acabou #boato

Boato – Vídeo mostra o candidato à Presidência da República Fernando Haddad (PT) desanimado, pedindo doações e falando que a eleição já acabou. Ele jogou a toalha!

Na reta final da campanha de primeiro turno das eleições, as pesquisas mostram um cenário já consolidado. Jair Bolsonaro (PSL) ganhou uma folga na liderança das pesquisas e Fernando Haddad (PT) estagnou (após ter um crescimento vertiginoso). O resultado das pesquisas tem feito eleitores de Ciro Gomes (PDT) sonharem com o segundo turno e os de Bolsonaro sonharem com uma vitória já no primeiro turno.

Em meio a tudo isso, um vídeo chamou atenção na internet. Ele mostra Haddad falando que a eleição já acabou e pedindo doações para pagar os colaboradores de campanha. Leia a transcrição do vídeo e veja as mensagens que circularam online:

Versão 1: Olha ai galera o Haddad já jogou a toalha. Versão 2: HADDAD SE ENTREGA E DIZ QUE TUDO SE ACABOU. Pede dinheiro para não ficar devendo a manifestantes petistas. FIM, (JOGOU A TOALHA) SABE QUE AS CHANCES ACABARAM DIVULGUE O MÁXIMO POSSÍVEL

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Aí moçada… a eleição acabou, mas a campanha ainda não. E para a gente continuar defendendo as nossas propostas, pra educação, pra cidade, para o país. A gente precisa encerrar a campanha. Essa campanha foi muito diferente do ponto de vista de financiamento e nós temos ainda alguns profissionais que precisam receber pelo trabalho que fizeram, um trabalho dedicado ao longo da campanha. E para isso eu conto muito com a tua colaboração. Nós temos um link aqui embaixo do vídeo que é doacoes.haddadsp.com.br que permite a você colaborar com aquilo que você puder. Isso vai nos ajudar muito a quitar esses compromissos com esses profissionais e seguir a vida. Porque a vida política não para. Muito importante a tua participação. É vencer essa etapa, virar essa página…

Haddad jogou a toalha e disse,  em vídeo, que a eleição já acabou?

O tal vídeo se espalhou com força no WhatsApp (junto com a curta mensagem que fala no “jogou a toalha”). Mas será mesmo que Fernando Haddad desistiu das eleições e disse que “tudo acabou”? A resposta é não.

O primeiro ponto está na lógica da tese. Estamos na reta final do primeiro turno das eleições e Haddad tem grandes chances de ir para o segundo turno com Bolsonaro. No próprio segundo turno, ele tem chances de vencer. Por que ele iria gravar um vídeo (depois de tanto esforço) falando que a eleição acabou?

Sabendo que algo não fechava, fomos atrás de mais detalhes da história. E logo descobrimos que o vídeo é antigo. A postagem foi feita no Facebook de Haddad no dia 18 de outubro de 2016, após a derrota contra João Dória nas eleições para a Prefeitura de São Paulo. Dá uma olhada aí:

A própria campanha de Haddad desmentiu a informação em sua página oficial. “Seguimos firmes na disputa eleitoral, isolados em segundo lugar em todas as pesquisas, e rumo ao segundo turno, no qual temos grandes chances de vitória”, apontou.

Resumindo: a história que aponta que Fernando Haddad gravou um vídeo para mostrar que “jogou a toalha” nas eleições é falsa. O vídeo é antigo e o petista (como aponta a lógica) segue na disputa da corrida presidencial.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.