Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Haddad tem 9909 votos em seção com 777 eleitores, mostra boletim de urna #boato

Haddad tem 9909 votos em seção com 777 eleitores, mostra boletim de urna #boato

Boato – Agora foi comprovada a fraude nas urnas eletrônicas. Boletim de urna mostra que Fernando Haddad (PT) teve 9909 votos em uma seção com apenas 777 eleitores.

Parece que ninguém ficou feliz após o final do primeiro turno das eleições. Eleitores de Ciro Gomes (PDT) lamentaram o segundo turno entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Eleitores de Haddad lamentaram a distância dele para o primeiro colocado e eleitores de Bolsonaro lamentaram que ele não ganhou no primeiro turno.

Muitos dos fãs do “último” começaram a compartilhar informações que colocariam em cheque a lisura das eleições. Uma das últimas delas seria a imagem de um boletim de urna que “provaria a fraude nas urnas eletrônicas”. A imagem mostraria que Haddad ganhou 9909 votos e todos os candidatos menos de 10 (Bolsonaro, por exemplo, com zero) em uma seção que teria apenas 777 eleitores. Leia algumas mensagens que circulam online:

Versão 1: Olha a fraude. 777 votos na urna e 9909 votos pro haddad. . Compartilhem urgente. Versão 2: Alguém me explica oque aconteceu nesse extrato eleitoral???? 9909 votos pra Haddad só que só tem 777 eleitores????? Sinto cheiro de fraude Versão 3: Alguém pode me explicar como em uma seção com 477 votos apurados o Bolsonaro teve 0 votos e o Haddad teve 9909 votos? Não teve fraude, viu amiguinho?!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 4: Repassando: BOLETIM DE URNA: DE 777 APTOS A VOTAR EM 01 URNA O HADDAD TEVE 9909 VOTOS E BOLSONARO NENHUM VOTO. UM ABSURDO. Versão 5: URNA COM 777 ELEITOTES TEM 9909 VOTOS PRO HADDAD! COMO PODE? #FRAUDENAO

Boletim de urna mostra Haddad tem 9909 votos em seção com 777 eleitores?

A tal imagem tomou conta do WhatsApp e deixou muita gente “pistola” com as urnas eletrônicas. Mas será mesmo que o tal boletim mostra Fernando Haddad com mais votos do que eleitores na seção? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Em meio a diversas denúncias falsas, já ficamos desconfiados da tal informação. Além de a mensagem ter algumas das principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), a imagem tem algumas informações que “não batem”.

Uma delas é o fato de que Bolsonaro e Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem com “zero” votos no boletim de urna. Se eles não tivessem sido citados, o nome deles não apareceria. Essa postagem com a imagem de um boletim de urna de Sidney mostra apenas os nomes dos candidatos citados.

Outro ponto está na própria imagem. Além da questão lógica da conta não fechar, é possível perceber que os números “9” estão completamente desalinhados com o resto dos números.

Ok. Já temos os principais indícios de que a história é falsa, mas falta a prova. À Agência Lupa, o TSE apontou que o boletim em questão é de uma seção eleitoral da cidade de Nagoya (no Japão).

Na imagem original da urna em questão, que foi amplamente compartilhada na internet neste domingo de manhã (como é possível ver em um dos posts abaixo. A foto em questão é a primeira das quatro), Bolsonaro tem 372 votos (e não zero), Alckmin tem 12 votos (e não zero) e Haddad tem nove votos (e não 9909).

Resumindo: a história que aponta que um boletim de urna mostra que Fernando Haddad teve 9909 votos em uma seção com 777 eleitores é falsa. A imagem foi manipulada digitalmente e o número certo de votos do petista é nove (bem menos, né).

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.