Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto de Boulos na Palestina não foi tirada junto com terroristas do Hamas

Foto de Boulos na Palestina não foi tirada junto com terroristas do Hamas

Guilherme Boulos apareceu em foto com terroristas do Hamas, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Guilherme Boulos apareceu em uma foto junto com terroristas do Hamas na Palestina. 

  Análise

Com os ataques do Hamas em Israel, voltou a circular na internet uma mensagem que aponta que o deputado federal Guilherme Boulos posou com membros do grupo extremista da Palestina.

Na imagem, Boulos está na foto junto com outros dois homens e uma pedra com os dizeres “PSOL with Palestine” (algo como “PSOL com a Palestina”). Junto ao texto há mensagens apontando que as outras pessoas na imagem seriam “terroristas do Hamas”. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja um exemplo de foto:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 1: Boulos, o terrorista do hamas no Brasil. Alguém sabe quem é esse garotão que está a esquerda, junto com seus amigos do Hamas? Versão 2: Olha o Boulos junto com seus amigos terroristas do Hamas Alguém sabe quem é esse rapaz que está a esquerda, junto com seus amigos do Hamas ? Sim, é ele. Sr Guilherme Boulos

@pmbnoticiasSiga e Compartilhe!!  pmbnoticias.com♬ Creepy, scary, horror, synth, tension – Sound Production Gin

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) A foto em questão é real, é de Guilherme Boulos e foi tirada na Palestina? 2) Guilherme Boulos está com terroristas do Hamas na imagem em questão? 3) O deputado federal está apoiando o Hamas?

A foto em questão é real, é de Guilherme Boulos e foi tirada na Palestina?

Sim. As imagens são de 2018, quando o deputado federal e membros do PSOL fizeram uma visita à Cisjordânia. Na época, Boulos era pré-candidato à Presidência e estava, de acordo com esta matéria, fazendo um aceno à palestino. A foto foi tirada, mais exatamente, em Belém.

Guilherme Boulos está com terroristas do Hamas na imagem em questão?

Não está. As pessoas que estão na imagem não são terroristas e não são do Hamas. Tratam-se de aliados políticos de Boulos no PSOL (um deles é o ex-presidente do partido Juliano Medeiros. O outro é Fred Henriques). A foto, de acordo com esta publicação, foi tirada por Pedro Charbel, também membro do PSOL.

O deputado está apoiando o Hamas?

Não é o que apontam os discursos. Guilherme Boulos apontou, quando citou a questão da fake news, que condena os ataques violentos a civis, como os que mataram 250 israelenses e 232 palestinos (números do dia 8 de outubro). Ele também reforçou que continua defendendo, apesar dos ataques, a questão do povo palestino. Leia:

Minha defesa dos direitos do povo palestino é pública. Cheguei inclusive a realizar uma visita à Cisjordânia em 2018, da qual os bolsonaristas estão utilizando imagens para propagar Fake News.

Agora, condeno sem meias palavras ataques violentos a civis, como os que mataram nas últimas horas 250 israelenses e 232 palestinos. Deixo minha solidariedade às vítimas e seus familiares. Defendo uma solução pacífica e duradoura, que passe pelo cumprimento do direito internacional e das resoluções de paz.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Guilherme Boulos tenha sido fotografado com terroristas do Hamas na Faixa de Gaza. Apesar de a foto ser real, não se tratam de “terroristas do Hamas” e sim de membros do PSOL na imagem (que é de 2018).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)