Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governo Temer vai bloquear dinheiro das contas da Caixa #boato

Governo Temer vai bloquear dinheiro das contas da Caixa #boato

Boato – Governo Temer vai mandar bloquear dinheiro que estejam em contas da Caixa antes de ele deixar o governo.

As pessoas estão insatisfeitas com o aumento do imposto sobre combustíveis que o presidente Temer anunciou em 20/07. A comoção contrária ao governo tem se intensificado desde as denúncias de Joesley Batista. Tanto que a popularidade do presidente caiu para 7%, segundo pesquisa do Datafolha realizada em junho.

E nesse tabuleiro político em chamas sobram boatos que acabam colocando ainda mais lenha nessa grande fogueira. Um dos mais recentes fala de uma notícia bombástica sobre o governo de Temer e o bloqueio de dinheiro.

Segundo o aviso que está sendo compartilhado nas redes sociais, o presidente vai bloquear o dinheiro que as pessoas tenham guardados em contas da Caixa. Isso será feito no próximo mês, antes de ele “deixar o poder”. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

*AVISO IMPORTANTE* Galera quem tiver dinheiro na conta poupança da Caixa, Tira !!! Mês que vem o governo Temer vai congelar todas as contas poupança da caixa. Acabei de ficar sabendo,por uma pessoa q trabalha na área, Só pra avisar E quem puder repassa o aviso Quem puder repassa o aviso.. Isso não é brincadeira!! Pelomenos vamos procurar saber!!!

O governo Temer vai bloquear dinheiro das contas da Caixa?

Apesar dessas informações preocupantes sobre bloqueio de dinheiro, confisco de poupança e etc estarem fazendo bastante sucesso na internet, não há veracidade alguma nisso. Vamos entender por quê.

Primeiro, não é a primeira, nem a segunda e muito provavelmente nem a última vez que surgem notícias sobre o governo reter dinheiro da população arbitrariamente. Aqui no Boatos.org já desmentimos diversas variações de histórias sobre isso, com a diferença de que a época o governo de Dilma é que era acusado de ser a “organização do mal”.

Além disso, a imprensa não está sequer cogitando uma ação do tipo. Não há especulações, nem burburinhos em veículo algum sobre medidas de bloqueio de dinheiro por parte do Governo. Se houvesse uma chance de que isso acontecesse a imprensa falaria.

Depois, a história do Plano Collor e do confisco da poupança em 1990 deixou marcas que os brasileiros nunca esqueceram, bem por isso, seria praticamente suicídio político o presidente Temer “pegar” o dinheiro das pessoas simplesmente. O cenário econômico está ruim, mas nem de longe se compara às condições daquela época quando Collor anunciou o pacote de medidas emergenciais. Na conjuntura atual esta atitude não se justificaria.

Também, é só ler a informação repassada para ver que o texto se autoproclama um boato. Não bastassem os erros de ortografia e pontuação, tem as várias informações incertas. Afinal, “eu” quem ficou sabendo? Que pessoa trabalha na área? Aliás, que área, já que a Caixa, assim como todo banco, tem diversas áreas? Ah, não vamos esquecer o famoso pedido por compartilhamento que é um clássico das histórias falsas.

Para fechar, a origem dessa notícia (se é que dá para chamar assim) é um site conhecido como Whatts Cf. Trata-se de uma página que só publica conteúdos retirados de correntes do WhatsApp. Por exemplo, foi de lá que saiu a mentira sobre o caminhão cheio de corpos que acabamos de desmentir no site.

Portanto, não há um indício sequer de que o Governo Temer vai bloquear o dinheiro das pessoas com contas na Caixa, a história é mal contada, suspeita e foi retirada de um site que só publica informação falsa. Não seria preciso concluir, mas vamos lá: é #boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.