Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não há qualquer prova de que governo criou aplicativo Celular Seguro para controlar o telefone de brasileiros

Não há qualquer prova de que governo criou aplicativo Celular Seguro para controlar o telefone de brasileiros

Governo quer controlar o seu telefone com aplicativo Celular Seguro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo federal de Lula tem como intenção controlar o seu telefone com o aplicativo Celular Seguro.

Análise

Com o advento do programa Celular Seguro, o governo visa combater um dos tipos de crimes mais comuns: o roubo de celulares. Porém, mensagens que estão circulando na internet apontam para um outro desejo de Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Lula.

Um vídeo de uma pessoa que não nutre simpatia pelo governo Lula está viralizando na internet. No vídeo, ele aponta que o aplicativo Celular Seguro teria como objetivo fazer com que o governo controle o telefone dos brasileiros. Além disso, a recomendação para não aderir ao programa. Confira:

Versão 1: Cuidado! O governo quer controlar o seu celular. Você daria acesso total ao celular para Flávio Dino, Alexandre de Moraes, ou até mesmo para o Lula? Bom, é isso que eles querem. Hoje, o governo federal lançou o aplicativo Celular Seguro, que promete transformar celulares em um pedaço de metal inútil. O objetivo é que você ou alguma pessoa cadastrada possa bloquear não apenas o seu chip, mas também o seu aparelho celular e até mesmo contas bancárias.

Vídeo: não é verdade que borra de café seja a melhor solução mosquito da dengue

E para isso, basta você instalar um aplicativo e depois preencher todos os seus dados no site do governo. A partir daí, eles terão o poder de remotamente bloquear também tanto o seu celular quanto todas as suas contas. O aplicativo Celular Seguro é apenas mais uma maneira do governo ter você em suas mãos.

Versão 2: O aplicativo que o Governo Federal, mais precisamente o Ministério da Justiça, lançou no dia de ontem é, na verdade, uma armadilha para todos nós brasileiros de bem. O aplicativo passa a controlar todo o seu celular, inclusive todas as mensagens trocadas em redes sociais que você Versão 3: Não baixem o novo aplicativo “Celular Seguro” do Governo Lula, se trata de um spyware, um aplicativo que tem controle total sobre seu celular e seus dados!

Versão 3: ATENÇÃO MELHOR PERDER UM CELULAR DO QUE A SUA LIBERDADE. O aplicativo que o Governo Federal, mais precisamente o Ministério da Justiça, lançou no dia de ontem é, na verdade, uma armadilha para todos nós brasileiros de bem. O aplicativo passa a controlar todo o seu celular, inclusive todas as mensagens trocadas em redes sociais que você utiliza. Ele abre uma porta, inclusive, para que o governo sequestre suas redes sociais, sua lista de contatos e tudo mais que você faz, de maneira privada, no seu celular.

O aplicativo fica com acesso ao seu microfone, sua câmera e seu número na operadora. Uma vez instalado, você passa totalmente para as mãos do Ministério da Justiça e fica totalmente exposto para qualquer ação que possa ser direcionada para você. Essa foi a maneira CRIMINOSA que eles encontraram, no apagar das luzes de 2023 com a saída do Dino, para controlar as redes sociais, como o próprio havia prometido. As redes sociais não iriam colaborar da forma que eles queriam para expor a privacidade dos seus usuários. NÃO INSTALE O APLICATIVO NO SEU CELULAR MELHOR PERDER O CELULAR DO QUE A SUA LIBERDADE.1 Encaminhe essa mensagem para seus familiares e amigos e compartilhe com outros grupos

Checagem

O vídeo deixou muita gente preocupada com o aplicativo. Para elucidar a história, vamos responder a algumas questões: 1) Como funciona o aplicativo Celular Seguro? 2) É verdade que o governo federal quer controlar o telefone dos brasileiros com o aplicativo Celular Seguro? 3) O governo vai poder bloquear o telefone das pessoas sem a anuência do usuário?

Como funciona o aplicativo Celular Seguro?

Para participar do programa, a pessoa tem que entrar no site Gov.br ou baixar o aplicativo Celular Seguro. A partir daí, ela deve colocar os seus dados e cadastrar um aparelho (por meio do IMEI dele), além de colocar um “contato de confiança”.

Se você não sabe, um dos procedimentos que deve ser feito ao ter o telefone roubado/furtado/perdido é bloquear o aparelho (é possível fazer isso com uma notificação à Anatel), cancelar a linha (é possível de fazer avisando a operadora) e avisar bancos. Com o Celular Seguro, é possível que você ou seu contato de confiança faça o bloqueio.

É verdade que o governo federal quer controlar o telefone dos brasileiros com o aplicativo Celular Seguro?

Não há qualquer comprovação disso. A acusação que está sendo posta na internet carece de provas e não há qualquer indício de que o aplicativo Celular Seguro seja um “programa espião”. Além disso, o governo não pode sair “bloqueando o seu telefone”.

O governo vai poder bloquear o telefone das pessoas sem a anuência do usuário?

O governo, que deve cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados, não pode usar os dados das pessoas para fins distintos que está posto nos objetivos do aplicativo. Ou seja: o governo não pode bloquear o seu celular por qualquer outro motivo e ação que não seja a planejada (bloquear o telefone sob uma ação do próprio usuário ou contato de confiança).

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Apesar da empolgação de quem está compartilhando a acusação, não há qualquer prova de que o governo tenha criado o aplicativo Celular Seguro tenha como objetivo o acesso ao telefone das pessoas. Trata-se de um, de acordo com a nossa avaliação, boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)