Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governo vai lançar Plano Michel e congelar poupanças e contas-correntes #boato

Governo vai lançar Plano Michel e congelar poupanças e contas-correntes #boato

Boato – Funcionária do Banco do Brasil revela em áudio do WhatsApp que o governo vai lançar o Plano Michel e congelar dinheiro de contas bancárias. Áudio pede para que as pessoas tirem dinheiro das poupanças e contas-correntes.

Sem dúvida, esta semana tem sido a mais complicada do ano para o governo e a população brasileira. Em meio a uma greve de caminhoneiros, o governo teve que ceder em alguns tributos para que o preço dos combustíveis caísse. Mas de onde o governo (já deficitário), vai tirar este dinheiro? De acordo com um áudio no WhatsApp, do povo.

Circula na internet a informação de que o governo vai congelar o dinheiro das contas bancárias. Uma mulher que se identifica como funcionária do Banco do Brasil alerta que as pessoas devem tirar o dinheiro das poupanças e contas-correntes. Mais do que isso, o congelamento (ou confisco) teria até nome: Plano Michel (assim como o Plano Collor).

O áudio é acompanhado de alguns textos. “Este é sobre o Plano Michel (Reprodução do Plano Collor no governo Michel Temer)”, diz uma versão. “Plano Michel Congelamento de CC e Poupança”, diz outra. Confira mais uma versão do texto que circula online, o áudio e a transcrição:
URGENTE REPASSE – Confisco de Capital, Governo Corrupto e COMUNISTA de Michel Temer congelará todo dinheiro das contas bancárias. RETIRE TUDO O QUE PUDER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. Compartilhe ao máximo esse áudio BOMBÁSTICO. Fonte da informação : funcionária do banco do Brasil recebeu informações direto de Brasília DF
Galera, boa tarde. Trabalha aqui no Banco do Brasil, hoje, 24 de Maio tá 15 horas. Fala aí com a galera, faz esse áudio correr nos grupo. Trabalho aqui no Banco do Brasil acabou de chegar a informação veio lá de Brasília. Governo vai congelar as contas. Conta corrente, conta poupança. Então quem tem dinheiro em conta, tira. Provavelmente, vamos passar aí pelo um novo Plano Collor. Agora vai ser o plano Michel. Michel Temer não tem interesse nenhum em agradar o povo, né? Ele não vai se candidatar a eleição. Se ele candidatar, se não seria reeleito. Então ele não tá nem aí. Então, acabou de chegar informação lá de Brasília. Provavelmente, teremos um novo plano Collor. Então, quem tem dinheiro em banco tira agora o mais rápido possível tá.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Plano Michel, do governo, vai congelar dinheiro das contas bancárias?

Assim como outros tantos boatos que têm se espalhado durante essa manifestação dos caminhoneiros, o tal áudio e textos falando do confisco (ou congelamento) se espalharam na internet. Mas será mesmo que a informação é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Quem acompanha o Boatos.org já deve ter notado que em todo momento de crise, essa história de confisco de contas circula na internet. Desmentimos boatos sobre “um novo Plano Collor” diversas vezes: em 2014, 2015, 2016 e 2017. Ou seja: quando aparece esse papo, a gente já fica com uma suspeita de que é falso.

Essa impressão começa a ficar mais forte quando começamos a analisar o conteúdo. Vamos pular a parte que fala que ele tem todas as principais características de um boato (vago, alarmista, com pedido de compartilhamento, erros de português e sem citar fontes confiáveis) e vamos racionar a respeito do que é dito.

Primeiro, a fonte da informação. A mulher que grava o áudio se diz funcionária do Banco do Brasil. Da forma que ela se apresenta (e provavelmente não é funcionária), tem-se uma (falsa) impressão de ser alguém que “sabe demais”. Mas desde quando a pessoa ocupar o cargo em um banco a credencia a saber informações exclusivas do Ministério da Fazenda? Se a informação procedesse, não seria essa mulher a primeira a saber. Muito menos seria a primeira a informar.

Ao buscarmos sobre a história de congelamento, não encontramos um órgão oficial (nem do governo tampouco representantes de bancários) ou mesmo algum veículo confiável de mídia que falasse no assunto. Se fosse verdade (e tivesse vazado até entre os bancários), já teria virado notícia ou mesmo o Sindicato dos Bancários já teria feito um alerta. Mas, até o momento, só temos o áudio da “bancária carioca” (nota-se pelo sotaque).

Segundo: a forma que a mulher apresenta a informação mostra que nem ela está levando a sério o que diz. Em um momento ela fala “Fala aí com a galera, faz esse áudio correr nos grupo (SIC)”. Nota-se claramente que a pessoa está mais preocupada com o compartilhamento do que com a informação em si.

Outro ponto: não há motivos para o governo realizar um congelamento de contas. Essa medida era tomada para evitar a hiperinflação. Hoje, o Brasil tem muitos problemas. Porém, a inflação não é um deles. Por que o governo tomaria uma medida tão impopular (desastrosa seria a palavra mais adequada) para resolver um problema que parece solucionado (por enquanto).

Para além disso, a mulher erra em algumas informações. Ela fala em “congelamento de contas”. Na realidade, o Plano Collor falava em congelamento de salários e preços e bloqueio (confisco da poupança). É estranho uma bancária não notar a diferença entre congelamento e confisco.

Resumindo: a história que aponta que o governo vai lançar o Plano Michel e congelar o dinheiro das contas é falsa. Não passa de um trote de uma mulher que diz funcionária do Banco do Brasil. Se quiser sacar dinheiro nos bancos, tudo bem. Mas não precisamos entrar em pânico.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.