Boato – O governo Lula planeja interromper o pagamento de aposentados e pensionistas do INSS devido à escassez de recursos financeiros.
Análise
Mensagens com teor alarmante e sensacionalista começaram a circular em diversas plataformas digitais, especialmente em aplicativos de mensagem, como WhatsApp, e redes sociais. O conteúdo sugere uma situação de pânico financeiro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), afirmando que a gestão atual estaria cogitando suspender os repasses mensais aos milhões de beneficiários, incluindo aposentados e pensionistas, por uma suposta falta de verba.
A notícia ganhou tração, sendo compartilhada com títulos dramáticos que apontam para uma crise iminente, induzindo o público a crer que seus proventos poderiam simplesmente parar de ser depositados. Leia:
Versão 1: VOCÊ VIU? Governo Lula está de olho no dinheiro dos aposentados e pensionistas e planeja interromper o pagamento por falta de recursos financeiros. INSS Sem recursos financeiros, Governo planeja interromper pagamento de aposentados e pensionistas Versão 2: INSS pode ter q interromper pagamentos por falta de verba. Quem sabe assim os esquerdistas acordem. INSS diz que pode interromper processamento da folha de pagamento desde benefícios por falta de recursoS Órgão pediu um reforço de R$ 450 milhões em seu orçamento até o final do ano
Checagem
Para desmistificar o cenário apresentado nas mensagens, é crucial responder a três questões centrais que permeiam o boato: 1) O governo Lula vai interromper os pagamentos de aposentados do INSS por falta de recursos financeiros? 2) O que, de fato, aconteceu com o INSS que deu origem a essa história? 3) E, por fim, há fake news similares que usam aposentados como tema?
Governo Lula vai interromper pagamentos de aposentados do INSS por falta de recursos financeiros?
Não, o pagamento aos aposentados e pensionistas do INSS não será interrompido. A mensagem que circula é uma distorção grave de uma notícia real. O pagamento dos benefícios é uma despesa primária obrigatória do Governo Federal, garantida por lei e com recursos assegurados no Orçamento da União.
O que realmente esteve em risco não foi o pagamento em si, mas sim os serviços administrativos do órgão. O noticiário inicial, como o publicado no Extra, apontava para um possível congelamento de serviços e de parte da folha de pagamento de benefícios – ou seja, o processamento, mas não a liberação do dinheiro. Entretanto, essa ameaça foi neutralizada.
O que, de fato, aconteceu com o INSS?
O INSS, de fato, solicitou um reforço orçamentário de aproximadamente R$ 450 milhões até o final do ano. Essa verba seria destinada a cobrir custos de serviços essenciais e administrativos utilizados pelo órgão, como contratos de tecnologia, manutenção e serviços básicos, que poderiam ter sido paralisados por restrições no orçamento.
O pedido visava o desbloqueio de recursos para garantir o funcionamento da máquina administrativa e o processamento adequado dos pagamentos – e não o dinheiro que é repassado aos aposentados, que é uma rubrica à parte e com dotação garantida. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos confirmou que o crédito suplementar seria liberado para normalizar a situação, afastando o risco operacional.
Há fake news similares que falam de aposentados?
A pauta de aposentados e pensionistas é recorrente no universo dos boatos online. Diversas falsas notícias já circularam explorando a vulnerabilidade desse público e a desinformação sobre os benefícios sociais.
Alguns exemplos de boatos checados por sites de verificação incluem alegações de que “aposentados vão perder benefício do INSS se não fizerem a cin” (veja aqui), que o “reajuste do Bolsa Família foi o dobro do dos aposentados em 2025” (confira a checagem), e a aprovação de um “14º salário para aposentados e pensionistas do INSS” (leia mais).
Conclusão
A informação de que o Governo Lula planeja interromper os pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS por falta de recursos financeiros é categoricamente falsa. O boato é uma distorção de um fato real — a necessidade de suplementação orçamentária para cobrir despesas administrativas do órgão, que poderiam, no limite, comprometer o processamento, mas não a liberação do dinheiro. O repasse dos benefícios está assegurado. Assim, as mensagens que circulam são um claro exemplo de desinformação que distorce fatos para gerar pânico e cliques.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

